5 características essenciais a todo bom gestor tributário
01/10/2019

5 características essenciais a todo bom gestor tributário

Ser um gestor de qualquer área é uma tarefa difícil e quando adicionamos a isso tributações, planilhas, gestão de risco e processos a coisa só se complica mais.

Em meio a inúmeros cálculos de impostos, dados de controle e acompanhamento da legislação dos tributos diretos e indiretos, ainda é preciso cuidar da sua equipe para garantir o bom funcionamento da empresa.

Afinal, ela é construída por vários indivíduos e é importante pensar neles. Nesta postagem vamos falar sobre características essenciais para o gestor da área tributária.

Você lida com pessoas e sente dificuldade com isso ou quer se atualizar? Continue lendo o blog Midas para saber como se tornar um gestor tributário mais preparado!

LEIA MAIS:  5 armadilhas que podem destruir a sua equipe de TI

1. Para motivar o grupo você também precisa estar motivado

A liderança demanda que, primeiramente, você conheça o propósito da empresa para então apontar objetivos e metas apropriados para ela.

Para manter todos motivados a cumprir o que foi proposto você precisa ser exemplo. É fácil identificar um líder que não acredita no que está “pregando”.

Fique atento ao seu posicionamento frente a seus funcionários. Desânimo é contagiante e isso é ruim para os negócios.

2. Sua proatividade facilita a vida da sua equipe

Proatividade é a capacidade do gestor tributário identificar problemas e oferecer novas formas de lidar com processos.

Unindo isso à necessidade de captar tendências do mercado e adequá-las a sua gestão, chegamos à tecnologia.

Com a tecnologia é possível digitalizar e armazenar documentos fiscais de uma forma mais eficiente e com uma chance quase nula de erros, por exemplo.

Sua própria proatividade torna a rotina de delegação de tarefas mais simples e o cumprimento delas mais rápido.

3. Comunicar-se bem e ser assertivo

Uma boa comunicação é essencial para qualquer pessoa, mas quando se trata de gestão e de delegar tarefas, ela é primordial.

Lidando com tributações, qualquer pequeno erro no processo ou mal-entendido no que deve ser feito pode gerar graves consequências como problemas com o Fisco e multas altíssimas.

Além disso, é fundamental que, se houver necessidade de advertências ou correções, seja feito em local reservado e procure saber se existe uma dificuldade para oferecer uma melhoria pontual.

4. Saber lidar com divergências/conflitos

Durante reuniões é comum que pessoas da mesma equipe tenham opiniões diferentes e é sua função, como gestor, ajudar para que essa troca de ideias, mesmo que divergentes, enriqueçam a discussão e não gerem conflito.

Garantir que os integrantes da sua equipe consigam se comunicar facilita sua rotina também, já que não será necessário intervir constantemente nos diálogos.

5. Planejamento precisa ser o sobrenome do gestor tributário

Independentemente do tamanho da sua equipe, você como gestor tributário deve documentar o que foi passado para cada um e o prazo de entrega das tarefas.

Seja por planilhas ou ferramentas online, lembre-se de usar a tecnologia em seu favor, afinal, saber exatamente com quem estão as tarefas e a que passo andam vai auxiliar com o treinamento de um novo profissional, caso um funcionário seja remanejado ou demitido, por exemplo.

Curtiu esse conteúdo e quer saber onde encontrar mais como este? Tem novidade toda semana aqui no Blog Midas. Acompanhe sempre!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .