Logística integrada: benefícios fantásticos e onde habitam
13/06/2019

Logística integrada: benefícios fantásticos e onde habitam

Que o mundo é 4.0 você já sabe: máquinas e dispositivos conectados convergindo e resultando em processos mais seguros e otimizados.

Essa conexão de aparelhos inteligentes está abrindo portas para modelos de negócio aprimorados, melhores serviços e novas oportunidades de receita e já são uma realidade no segmento de logística.

Segundo o site Computer World, até 2020 o gerenciamento de frotas conectadas atingirá 90% dos veículos comerciais na América do Norte. Só no Brasil o mercado de Internet das Coisas, uma das tecnologias da era 4.0, já movimentou R$ 4,3 milhões apenas nos últimos dois anos.

Por isso, temos motivos de sobra para apresentar a você neste blog post o conceito de logística integrada e tudo que ela pode fazer por sua empresa!

SAIBA TAMBÉM: Como o Supply Chain Management pode ser estratégico para sua empresa

Para começo de conversa, o que é logística integrada?

Vamos lá: a logística integrada é uma verdadeira revolução da forma como a logística frequentemente era gerenciada, não só no Brasil, mas no mundo!

Nesse conceito, ela deixa de manter o foco apenas em atividades operacionais como recebimento, gestão de estoques e distribuição, por exemplo, e passa a gerenciar e acompanhar outros processos que fazem parte de uma cadeia de suprimentos: do fornecedor de matéria-prima à chegada do produto ao cliente final.

Em suma, o conceito de logística integrada busca melhorar a comunicação entre pessoas e áreas, integrando as atividades.

Quais são os principais benefícios?

Os processos ficam mais ágeis, há menos custos e a equipe se torna mais produtiva.

A tecnologia dos dispositivos inteligentes conectados favorece a capacidade de visão interligada através do controle de processos em tempo real.

Dessa forma, como existe uma melhora considerável na comunicação – proporcionada pelo compartilhamento de informações – os processos passam a ser mais ágeis e reduz-se o índice de erros, já que as decisões são tomadas com base em dados seguros.

O resultado é que há mais agilidade e, consequentemente, a empresa também se torna mais competitiva.

Com base nisso, é possível perceber (e afirmar) que a redução de custos também é um dos benefícios da logística integrada, já que com menos erros, há menos desperdício de tempo e de insumos que envolvem todo o processo.

Aqui tem um texto bem interessante que vai complementar seu conhecimento sobre esse assunto: Como a IoT pode ajudar na logística.

Gostou do post sobre logística integrada e quer continuar acompanhando outros conteúdos que vão ajudar no dia a dia do seu negócio? Não deixe de voltar aqui semana que vem! ; )

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .