O segredo que não te contaram sobre saneamento de cadastros
02/05/2019

O segredo que não te contaram sobre saneamento de cadastros

Saneamento de cadastros é um termo muito conhecido no dia a dia das empresas, certo? Como sabemos, sanear significa atualizar, retirar ou complementar as informações dos sistemas informatizados de uma companhia.

No ambiente corporativo, essa ação visa especialmente atender aos aspectos do negócio (fiscal, tributário e contábil).

É uma ação recorrente, um ciclo sem fim, mas extremamente necessário, pois com o SPED, o empresário precisa ter muito cuidado com as informações que estão sendo geradas e enviadas ao leão.

Mas, além de excluir campos e caracteres desnecessários de notas fiscais, você sabia que o saneamento de cadastros é um grande aliado para diminuir as despesas não só do departamento de compras, mas de empresa como um todo?

É exatamente esse segredo (e o que fazer para utilizar esse benefício) que você vai ver no blog Midas desta semana!

 Com um bom saneamento de cadastros, todo mundo ganha

Vamos usar uma empresa de material escolar como exemplo. Ao comprar uma caneta esferográfica de um fornecedor, o item é colocado para venda. Como antes do SPED não havia muita preocupação, ela podia estar cadastrada diversas vezes no sistema, sob diferentes nomes e/ou substituição tributária diferentes.

Agora, quando entra uma mercadoria no estoque, se ela for cadastrada por equívoco como item e tributação diferentes, a empresa poderá pagar mais imposto do que caberia àquela mercadoria e a nota fiscal poderá ser denegada.

Só aqui sua empresa já ganhou duas vezes: não pagou imposto além do que deveria e não correu riscos de arcar com outro passivo, já que o equívoco pode acarretar multas pelo fisco.

LEIA TAMBÉM: Por que é importante a NCM correta para o SPED?

 Ele favorece o planejamento e a saúde financeira da empresa

Não é exagero dizer que o se o setor compras é mal gerido, todos os outros departamentos sofrerão as consequências, afinal é onde a fonte de renda está.

Isso porque saber exatamente o que há no alicerce da sua cadeia de fornecimento evita gastar capital com produtos obsoletos e desnecessários, algo fundamental para realizar as aquisições de forma eficiente!

Cadastros incorretos ou duplicados também podem fazer com que você comercialize seus produtos com preço de venda abaixo do ideal, comprometendo seus lucros sobre ele.

A dica de ouro da Midas

Você se lembra que no início deste texto falamos que o saneamento é um processo recorrente, um ciclo sem fim?

Pois bem, aqui vai a dica Midas para você resolver isso: delegue para a tecnologia seus processos nesta área.

Como eles são contínuos e requerem um trabalho minucioso de monitoramento em fontes públicas e privadas (nacionais e internacionais) e de processamento de grande volume de dados em um curto espaço de tempo, se automatizado tudo fica mais ágil e mais seguro.

Ferramentas tecnológicas podem conferir exatidão na classificação fiscal, garantindo a eficiência no controle de estoque e a transparência na relação não só com fisco, mas com o mercado como um todo.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .