Como o Supply Chain Management pode ser estratégico para sua empresa
11/05/2018

Como o Supply Chain Management pode ser estratégico para sua empresa

Sem sombra de dúvidas, o conceito de Supply Chain Management (SCM) é uma importante evolução do que tradicionalmente conhecíamos como logística integrada.

A principal diferença é que enquanto a logística tradicional preza pela integração interna de atividades, o SCM reconhece que essa integração não é, por si só, suficiente. Por isso, ele amplia a coordenação dos fluxos de materiais e informações a fornecedores e a clientes finais.

Definição do conceito

O termo Supply Chain Management – gestão da cadeia de suprimentos, na tradução – se refere a todo o processo logístico de um determinado serviço ou produto. O SCM é constituído por vários integrantes que atuam em diversas etapas durante o processo, como: fabricantes, fornecedores, distribuidoras, varejistas e, por fim, os consumidores.

VEJA TAMBÉM: O que levar em conta ao avaliar possíveis fornecedores

Como funciona o SCM

A finalidade do SCM é unir os objetivos de todas as empresas que pertencem a uma cadeia e sincronizar as atividades delas na busca por bons resultados para todos, tanto no âmbito econômico quanto no de satisfação dos clientes.

Essa sistemática envolve alguns processos da logística tradicional, incluindo documentação, matérias-primas, equipamentos, dados, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, etc.

Principais funções

Fiscalizar indicadores de performance essenciais para o controle dos resultados, como a velocidade da execução dos processos, o tempo de chegada ao mercado e ao consumidor e os custos compatíveis com a percepção de valor da demanda são bons exemplos.

Permitir às empresas usuárias que cumpram rigorosamente as condições de entrega e com qualidade, o que favorece relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam em produtividade.

Integrar os fluxos de informações para as programações de envio e recebimento com os demais processos das organizações envolvidas.

Por que o Supply Chain Management é estratégico para empresas?

Podemos dizer que Supply Chain Management é uma espécie de network de empresas envolvidas. A partir de uma boa gestão da cadeia de suprimentos, resultados positivos são esperados tanto para os negócios como para a satisfação dos clientes.

Esse comprometimento sistêmico em toda a cadeia de valor gera benefícios diretos e indiretos, como a redução dos custos de produtos, aumento dos lucros e a melhoria contínua no relacionamento entre fornecedores e clientes.

Lembrando também que existem soluções tecnológicas que ajudam a manter a organização do SCM e são suporte nos diversos aspectos inerentes a esse novo processo de logística. Clique aqui que a Midas te conta mais sobre isso.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .