Tecnologia contactless e sua importância no setor fiscal
22/07/2021

Tecnologia contactless e sua importância no setor fiscal

Se você tivesse a chance de ter um superpoder, qual escolheria e por que seria o de automatizar processos repetitivos na sua rotina de trabalho?

Brincadeiras à parte, é justamente sobre isso que iremos falar hoje. Se você tem alguma vivência com soluções automatizadas, provavelmente já deve estar familiarizado com o conceito contactless.

Mas se isso soa como novidade, fique tranquilo. Vamos deixar você por dentro dessa nova tendência que veio para ficar e facilitar o dia a dia do profissional de tax.

O que é a tecnologia contactless?

O termo contactless vem do inglês, significa “sem contato” e é usado para se referir a pagamentos por aproximação. Em outras palavras, é a identificação de cartões por radiofrequência.

Isso é possível graças a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a realização de pagamentos e troca de informações apenas aproximando o dispositivo (celular, relógio, cartão pulseira) ou cartão da maquininha.

A tecnologia contactless é segura?

Os pagamentos por aproximação dificultam clonagens e fraudes, já que não há armazenamento de informações confidenciais, como a senha do cartão.

Durante toda a transação, o cartão estará em suas mãos. Assim, não há como alguém inseri-lo em um aparelho clonado ou ainda anotar os dados presentes nele.

Existem várias camadas de segurança para a proteção do cartão. Além disso, várias bandeiras estipulam um limite de valor de pagamento onde não é necessário digitar senha.

“Ah, mas se meu cartão estiver no bolso e alguém aproximar uma maquininha nele ele pode ser lido?”

Esse é um mito bastante comum de se ouvir por aí. Mas a verdade é que as chances disso acontecer são muito pequenas, já que a comunicação entre os dispositivos precisa ser muito próxima.

Contactless está presente somente em cartões de crédito?

De fato, o contactless ganhou destaque no Brasil com a chegada dos pagamentos com cartão de crédito por aproximação.

Mas o contactless não se limita apenas a isso, principalmente se tratando do ambiente fiscal, onde o profissional sai do processo operacional e parte para um papel mais estratégico dentro da empresa!

No cenário fiscal, contactless significa a realização de processos repetitivos sem participação humana. Ou seja, atividades como recebimento, validação e digitalização são feitos por um software.

Mas calma, isso não quer dizer que você irá perder o seu emprego para um software, tão pouco há motivos para desenvolver “contactlessofobia”.

Esse avanço tecnológico surgiu com o propósito de otimizar o tempo, trazer praticidade e garantir mais segurança na rotina das pessoas em geral.

Precisamos ressaltar que o caminho da automação é natural. Um exemplo disso vem do mais recente Índice de Automação do Mercado Brasileiro, que aponta um crescimento de 4% em 2019 no Brasil.

Basta olhar ao redor para perceber que o caderninho de tabelas deu lugar à planilha do Excel. O malote foi extinto com a chegada do e-mail. O pagamento com cartão de crédito agora pode ser feito por aproximação ou QRcode.

As possibilidades da tecnologia contactless vão desde agilizar os processos de entrada de documentos e NFS-e até o compliance fiscal.

Vantagens da tecnologia contactless no setor fiscal

Quando aplicado ao processo de recebimento de documentos fiscais, a tecnologia contactless é capaz de:

Diminuir falhas manuais

Verdade seja dita, o departamento fiscal é desafiador. Conferir dados, inserir informações e guardar as notas recebidas é um processo que exige muito foco e concentração do profissional.

Porém, ficar horas preso na mesma tarefa é um tanto quanto desgastante. Tudo isso abre espaço para cansaço e consequentemente erros manuais, cálculos incorretos, descumprimento de prazos e inconstâncias de dados.

Ao automatizar os processos fiscais, esses problemas são mitigados, diminuindo as chances de falhas, ocorrências fiscais e trazendo inovação para o departamento.

Alavancar a produtividade da equipe

Ao poupar o colaborador de processos e atividades repetitivas, é possível direcioná-lo para tarefas mais estratégicas dentro da organização, ou seja, seus talentos e habilidades são aproveitados de maneira realmente útil e produtiva.

Reduzir custos

O contactless será seu fiel escudeiro no combate à redução de custos e pagamentos de guias em duplicidade, por exemplo. Reduzindo assim, as chances de prejuízos, multas e juros – gerando diminuição de despesas.

Aumentar a segurança no compliance fiscal

Agir em conformidade com a lei é um dever de grande importância para a saúde da sua empresa. Por isso, a veracidade das informações é fundamental para o sucesso da estratégia.

Com o apoio da automação e da tecnologia contactless integrada ao seu ERP, a precisão na análise e entrega de dados será mais precisa.

Eliminar riscos de perda de documentos

Como você sabe, o tempo mínimo recomendado para a guarda de notas fiscais é de cinco anos, uma vez que a qualquer momento a Receita Federal pode solicitar esses arquivos para verificar inconstâncias tributárias.

Você também deve saber que armazenar esses documentos em caixas de papelão, gavetas ou na memória do computador aumenta as chances de perdas.

A tecnologia contactless irá agir como um facilitador, proporcionando organização e armazenamento em nuvem. Os documentos podem ser acessados rapidamente de qualquer lugar e a qualquer hora, garantindo que sua base de arquivos XML esteja sempre completa.

Com o avanço da automação, a implementação da tecnologia contactless tornou-se muito mais fácil e acessível. E se você é um profissional com abordagem mais operacional é preciso encarar a mudança sem medo e se atualizar.

Afinal de contas, o contactless é um meio muito importante – diga-se de passagem – para se atingir um fim: facilitar a vida das pessoas, garantir segurança nos processos e otimizar as rotinas das corporações.

É inegável que contar com o apoio de um software trará incontáveis benefícios para as organizações. Com padronização e alta performance, o ANI é a solução de recebimento e gestão de notas fiscais mais completa do Brasil.

A tecnologia vai de encontro com a tendência de automatizar os processos repetitivos: receber, selecionar, digitalizar, decodificar e revisar documentos fiscais.

Agora, queremos saber sua opinião! Como está o processo de implementação da tecnologia contactless na sua empresa e quais vantagens a tecnologia trouxe para sua equipe de tax até o momento?

Conte nos comentários abaixo e até a próxima.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .