Como o Strategic Sourcing torna o setor de compras mais eficiente
07/05/2018

Como o Strategic Sourcing torna o setor de compras mais eficiente

Aplicada a áreas de Compras e Suprimentos, a metodologia Strategic Sourcing (estratégias aplicadas no abastecimento) analisa a fundo o custo total de aquisição de cada “família” de produtos ou serviços através do mapeamento, entendimento e avaliação das especificações dos materiais, níveis de serviço e do mercado fornecedor.

Em suma, é um método de aquisições que avalia o custo total dos insumos (e não somente o menor preço) antes da efetivação de cada compra. Vamos conhecer mais sobre ele?

Strategic Sourcing: para que serve

Essa metodologia vai bem ao encontro do novo perfil dos departamentos de suprimentos: o de atuarem não apenas como uma central de pedidos, mas de estrategistas, conforme você viu aqui no blog Midas.

Afinal, considerar apenas o menor preço na aquisição de um produto pode fazer com que ele fique caro. Quer um exemplo? Considerar o armazenamento desse item é fundamental para manter a rentabilidade da empresa.

Podemos dizer que o Strategic Sourcing é um marco para as organizações compradoras, porque elas deixam de focar apenas em aspectos transacionais de compras e passam a incorporar a inteligência de mercado e estratégias de relacionamento com fornecedores.

Como a compra de insumos para a produção impacta de 50% a 80% do total da receita bruta de um negócio, um pequeno ganho alcançado quando se avalia em 360° as consequências da aquisição pode fazer uma diferença considerável para a organização.

LEIA TAMBÉM: O que levar em conta ao avaliar possíveis fornecedores

Como funciona

A Matriz Estratégica de Abastecimento é um gráfico de bolhas/círculos onde o tamanho deles representa o valor do grupo de mercadoria ou família (mensurado pelo volume de compras anuais) e a posição das bolhas/círculos são divididas em 4 (quatro) aspectos: não críticos, alavancados, gargalos e estratégicos:

A estratégia da aquisição pode variar entre “explorar o poder de compra” (na vertical) ou “otimizar os processos” (na horizontal). Tudo vai depender do quadro no qual o grupo de mercadoria ou família estará inserido no gráfico e também do quanto ele representa diante do volume de compras da empresa.

Lembrando que cada aspecto do quadro possui uma estratégia/planejamento de compra diferente para cada produto, bens de consumo ou serviços. Veja esta outra ilustração:

Dessa forma, é possível revisitar todos os custos externos que afetam os produtos finais, bem como os custos internos de utilização, financeiro e de logística.

Também é possível avaliar otimizações na estrutura dos itens, achar um ponto que atenda aos requerimentos e níveis de serviço maximizando o custo x benefício de determinada aquisição e ampliar o conhecimento do mercado fornecedor, melhorando a qualidade do material e agilizando o fluxo de atendimento do mercado.

Para trabalhar o processo de avaliação de aquisições, essa estratégia sugere a implementação de oito passos:

  1. Coletar dados do fornecedor
  2. Avaliar a categoria
  3. Ter acesso à base de fornecimento
  4. Determinar a estratégia
  5. Engajar os fornecedores
  6. Conduzir negociações
  7. Gerenciar esses parceiros e
  8. Institucionalizar o método, oferecendo feedbacks e aproveitando a experiência obtida para desenvolver e aprimorar métricas de desempenho

A estrutura em etapas permite conduzir um processo que, além de identificar o fluxo detalhado da aquisição do produto ou serviço:

  • Estuda o mercado fornecedor, suas forças e tendências
  • Levanta o custo total
  • Pesquisa modelos de fornecimentos
  • Ajuda as organizações a aperfeiçoar sua base de fornecimento
  • Realiza cotações
  • Negocia e, finalmente, implementa os processos e contratos, assegurando o monitoramento de controle e o gerenciamento do seu desempenho através das métricas de qualidade

Como aplicar ao negócio?

A forma mais simples de começar sua matriz é realizar uma análise estratégica sobre os itens que atendem a sua organização.

Faça isso se aprofundando em três pontos fundamentais: entendimento de mercado, reconhecimento das forças e fraquezas e a segmentação dos portfólios (impacto da aquisição no negócio e complexidade de obtenção).

Toda essa sistemática do strategic sourcing só será útil se a sua empresa estiver munida de ferramentas tecnológicas que garantam agilidade e flexibilidade aos processos burocráticos.

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