Saiba tudo sobre a sociedade 5.0 e como ela vai facilitar a sua vida
24/07/2020

Saiba tudo sobre a sociedade 5.0 e como ela vai facilitar a sua vida

O Japão publicou em 2016 o seu 5º Plano de Ciência e Tecnologia, documento que define políticas de inovação a serem estimuladas pelo país e cunhou o termo Sociedade 5.0.

Depois das fases das sociedades anteriores: Extrativista, Agrícola, Industrial e da Informação, eles pensam que o mundo precisa evoluir para um contexto no qual o foco seja melhorar a qualidade de vida e promover a sustentabilidade do planeta.

Ou seja, um mundo onde a tecnologia seja utilizada a serviço das pessoas e não o contrário.

Esse conceito, embora faça parte de um projeto do governo japonês, foi apresentado e discutido em 2019 na Reunião do G20, no Fórum Econômico Mundial e foi também objeto de publicação da UNESCO.

A ideia é, portanto, prover soluções tecnológicas para a população a qualquer momento e em qualquer lugar.

Para isso, serão usadas tecnologias como Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial.

Assim, teremos cidades completamente conectadas, com integração total entre o espaço virtual e o físico.

Nesse cenário, seriam integradas soluções tecnológicas nas áreas como saúde, indústria, varejo, transporte e segurança pública. Tudo com o intuito de oferecer serviços mais eficientes aos seus usuários.

Quais são os objetivos da sociedade 5.0?

O objetivo da sociedade 5.0 é centralizar a tecnologia no bem-estar social para que possamos aproveitar melhor a vida. A metodologia busca cumprir suas metas partindo de três valores fundamentais:

1- Sustentabilidade: melhorar índices ambientais, diminuir o desperdício de comida, desenvolver tecnologias para o meio ambiente e bem-estar social

2 – Abertura: promover a participação da sociedade na construção de ideias e projetos, não se limitando a cientistas, empresários e especialistas

3 – Inclusão: levar a tecnologia para lugares remotos e para pessoas que atualmente não têm acesso por problemas econômicos.

Por favor, leia novamente estes 3 objetivos acima, para ter plena consciência da importância deste projeto.

Dentre alguns pontos levantados como desafios para que o modelo seja eficiente, estão:

  • Aumento de habilidades humanas
  • Democratizar o acesso a inovações médicas
  • Segurança pública e educação
  • Aprimorar a robótica e a inteligência artificial
  • Desenvolver revitalizações regionais melhorando a concentração urbana

Além de resolver problemas atuais, o conceito de sociedade 5.0 deve antecipar problemas futuros, como, por exemplo, o aumento na demanda de energia e alimentos, aumento na desigualdade e concentração de riqueza e a falta de industrialização de muitos países e regiões.

Funcionalidades da sociedade 5.0

Se os objetivos dela parecem muito distantes, a realidade mostra que certos avanços podem ser mais rápidos do que imaginamos. Veja avanços que o modelo promete oferecer:

a) Avanços médicos e científicos

Trazer diagnósticos mais precisos, acelerar tratamentos e levar melhores condições de saúde para todos, ou seja, desafios de uma sociedade moderna.

b) Smart home

As casas onde moramos serão mais conectadas, confortáveis e eficientes.

Dessa forma, o setor de serviços será otimizado em tarefas como diminuir o desperdício de energia, de alimentos e melhorar a coleta de lixo.

Com isso, os cidadãos têm facilidades na organização de tarefas e monitoramento da casa no seu dia a dia.

c) Robôs como aliados

Na sociedade 5.0 os robôs assumem os trabalhos pesados feitos por pessoas, o que facilita tarefas difíceis como colheitas e obras.

O objetivo é fazer com que setores como construção civil, limpeza, agricultura e fabril tenham mais tecnologia de suporte e organização de trabalhos.

d) Entregas e atendimentos via drones

Uma realidade cada vez mais próxima da sociedade 5.0 é o uso de drones na logística das cidades e distribuição de cargas.

e) Veículos autônomos e transporte integrado

Uma das apostas do modelo que ainda estão chegando no Brasil são os carros autônomos. Eles dirigem sem que haja um condutor para o veículo e já estão sendo colocados em prática.

Você está preparado para a Sociedade 5.0?

E caso não acredite em tudo isso, com certeza Dath Vader diria: “Eu acho sua falta de fé pertubadora.” (I find your lack of faith disturbing)!

Por Claudio Cesar Fernandes, CEO da Midas Solutions

Leia também: Inovação Disruptiva: descubra como promover no seu negócio

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .