Riscos de qualificar fornecedores apenas pelo preço
08/12/2017

Riscos de qualificar fornecedores apenas pelo preço

Mesmo dando sinais de recuperação, 2017 foi um ano complexo para empreendedores brasileiros. Considerando a máxima “vende bem quem compra bem”, podemos afirmar que fornecedores qualificados ajudam muito nesse contexto.

No entanto, é bom lembrar que quando falamos em qualificação não podemos apenas considerar preço. Ele é importante, claro, mas restringir qualificação ao aspecto monetário pode implicar em riscos ao negócio.

Afinal, fornecedores e parceiros que na proposta apresentam preços menores podem, posteriormente, se mostrar incapazes de exercitar os serviços acordados, tanto no que se refere à qualidade, quanto em relação a prazos. É preciso comprovar a capacidade técnica deles.

Confira 5 dicas para melhorar a produtividade na Equipe de Compras

Fornecedores devem estar alinhados à estratégia da sua organização

A idoneidade de cada um precisar ir ao encontro de programas de qualidade que padronizam serviços e produtos para que a gestão das empresas seja melhor e mais eficaz.

Quando isso não acontece, os produtos e serviços vendidos geram prejuízos nos quesitos qualidade, custo e entrega, tanto para seu cliente final quanto para a empresa contratante.

E as consequências de contratar sem a devida qualificação, só porque determinado parceiro tem um custo menor, são sentidas apenas posteriormente.

Quando o barato sai caro: imagine a situação

Você contratou o fornecedor que apresentou o menor preço na proposta. “Economizou”, mas durante ou após a execução do contrato surgiram ações trabalhistas e problemas fiscais que consumiram o que você presumiu ter de ganhos na contratação. Desgaste e prejuízo que não existiriam com a qualificação.

Principais riscos da qualificação inconsistente

Como já mostramos aqui, se você ainda não tem um cadastro consistente e uma ferramenta que garanta a qualificação de seus fornecedores, saiba que:

  • Parceiros não qualificados podem levar seu departamento a cometer falhas nas obrigações acessórias que são passíveis de multas e outras sansões legais pelo Fisco.
  • Geram prejuízos financeiros com processos de denúncia voluntária e custos com corpo jurídico.
  • Como todos os arquivos enviados ao SPED são transmitidos via Certificação Digital, a empresa fica vulnerável a ser responsabilizada por eventuais irregularidades cometidas pelo fornecedor não qualificado.

Fique atento e fale com a Midas para conhecer uma solução que verifica a situação legal de empresas em dezenas de fontes públicas e privadas, nacionais e internacionais, garantindo a aptidão do fornecedor e fique tranquilo.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .