Por-que-o-saneamento-de-cadastros-é-tão-importante.jpg

Por que o saneamento de cadastros é tão importante?

Desde que o SPED chegou e trouxe com ele a implementação da Nota Fiscal eletrônica, um novo termo surgiu no mundo empresarial: “saneamento de cadastros”.

Caso você ainda não conheça, prepare-se. Com certeza você vai se deparar com ele. E em breve!  Sanear significa atualizar e complementar as informações dos sistemas informatizados das empresas

No ambiente corporativo, essa ação visa atender aos aspectos do negócio (fiscal, tributário e contábil). É uma ação recorrente, um ciclo que não tem fim, mas extremamente necessária, pois com o SPED, o empresário precisa ter muito cuidado com as informações que estão sendo geradas em seus sistemas e precisa de ferramentas tecnológicas que o ajudem, de forma segura, no processo.

Equívoco é problema com o fisco!

Vamos usar uma empresa de material de construção como exemplo. Ao comprar um produto de um fornecedor, o mesmo é colocado para venda. Como antes do SPED não havia muita preocupação, um produto podia estar cadastrado diversas vezes no sistema, sob diferentes nomes e/ou substituição tributária diversa.

Agora, quando entra uma mercadoria no estoque, se ela for cadastrada por equívoco várias vezes, como item e tributação diferente, a empresa terá problemas com o fisco!

Ao cadastrar um produto o responsável deve ficar atento aos novos campos que foram criados para o projeto NF-e. Só assim será possível evitar a informação incorreta de base de cálculo de impostos e outros erros.

Esse processo contínuo requer um trabalho cuidadoso de monitoramento em fontes públicas e privadas (nacionais e internacionais) e de processamento de grande volume de dados em um curto espaço de tempo, pois o cadastro é vivo e altera-se constantemente, quer seja na Receita Federal, prefeituras, Estado, Sintegra, Anvisa e outros!

Trocando em miúdos, o saneamento de cadastros é importante porque garante eficiência na emissão de documentos eletrônicos (NF-e, CT-e, etc), evita notas denegadas ou rejeitadas e mantém informações importantes em segurança e constante atualização.

O diagnóstico da situação de seus parceiros de negócio tem que ser proativo

E ele também precisa ser feito com as informações de clientes, fornecedores e transportadores, pois diversos estados e municípios já estão impedindo em tempo real a venda de produtos e serviços para empresas com pendências.

Por isso, os empresários já descobriram a importância de um bom contador na orientação, e do uso indispensável de uma ferramenta capaz de transformar o saneamento em um processo proativo, minimizando possíveis problemas fiscais e garantindo a atualização constante das informações.

Acesse aqui e saiba como nós, da MIDAS, podemos lhe ajudar com regras de negócio predefinidas, entregando um diagnóstico preciso da situação de seus parceiros de negócio nos principais órgãos fiscalizadores nacionais e internacionais e reportando possíveis irregularidades e ameaças para suas transações, de forma rápida e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *