Por que fazer a gestão fiscal é tão importante
09/11/2018

Por que fazer a gestão fiscal é tão importante

Não se trata apenas de organizar e arquivar os documentos fiscais pelo tempo determinado pelo Leão. A boa gestão fiscal resulta em segurança jurídica, eficiência e redução de passivos que talvez você nem tenha imaginado!

Por isso, nós escolhemos esse tema, que é bem interessante, para o Blog Midas da semana. Vamos com a gente em mais uma leitura produtiva?

Gestão fiscal: entenda definitivamente o que é

O termo se refere ao “conjunto de procedimentos administrativos voltados ao adequado cumprimento das obrigações tributárias de uma empresa”.

Veja as que a Midas, com know-how em diversos processos que envolvem a área fiscal, considera como principais:

Apuração e pagamento de tributos devidos (impostos, taxas, contribuições, etc.)

  • Entrega de informações exigidas pelos fiscos municipal, estadual e federal (conhecidas como “obrigações acessórias” – declarações, relatórios, arquivos, registros, informes, etc.)

Também faz parte do universo da gestão fiscal a necessidade de se manter atualizado e atender à legislação pertinente, além do conhecimento sobre o financeiro, para saber economizar com o pagamento de impostos dentro das condições permitidas por lei.

LEIA TAMBÉM: 3 curiosidades sobre o SPED que você vai gostar de saber

Na prática, como ela pode ajudar sua empresa?

  • Gerando conhecimento para decisões importantes

Notas ficais vão muito além de serem guardadas apenas para evitar multas e possibilitar o trabalho da contabilidade.

Elas contêm tudo o que é necessário para organizar um fluxo de receitas e despesas detalhado, como data, por exemplo, contendo o nome de clientes e fornecedores e especificações sobre a natureza da movimentação.

Esse olhar para o que está dentro do seu negócio permite a análise das condições financeiras da empresa por meio de relatórios elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.

É uma boa forma de saber qual o melhor momento de realizar investimentos ou não.

  • Mantendo longe o fantasma dos passivos

Como você sabe, a falta de um XML na Nota Fiscal pode levar à escrituração incorreta das operações e, consequentemente, a obrigações acessórias incorretas.

E se isso acontecer, a empresa pode ser penalizada com multas pelo descumprimento da obrigação de guarda dos documentos e com a possibilidade de explicação dos créditos tomados de operações para as quais ela não possua o documento comprobatório (XML).

Isso, além de multas e sanções, pode comprometer a imagem do seu negócio perante parceiros, clientes e fornecedores, um passivo oculto que dá muita dor de cabeça.

Mas, quando você faz a gestão de 100% de suas notas fiscais – possível com ferramentas inteligentes que o mercado já oferece – você passa bem longe desses riscos.

Quer começar hoje mesmo?

Aqui tem uma solução da Midas Solutions para você dar o primeiro passo na direção da gestão organizada e da guarda eficiente e segura dos seus arquivos.

É o ANI, que decodifica 100% das NFes – independentemente do formato – e ainda permite que sua empresa tenha acesso a todas as notas de mercadoria (NF-e) e notas de frete (CT-e) emitidas contra o seu CNPJ.

Ele também faz as validações de autenticidade e recuperação dos XML não recebidos ou faltantes na base fiscal, através do download do XML direto da SEFAZ, realiza captura remota das notas fiscais, monitora e armazena de forma segura os documentos, com acesso rápido às notas pelo prazo legal.

Cenário com o ANI

  • Redução do custo efetivo do processo de tratamento de documentos fiscais, mesmo de documentos desestruturados
  • Drástica redução no prazo de execução do processo
  • Melhoria nos processos de contas a pagar, eliminando o retrabalho e melhorando a relação com os fornecedores de serviços
  • Aumento significativo da qualidade das informações, mitigando riscos contábeis e fiscais

Além de gestão fiscal, o ANI é gestão de valor porque otimiza o tempo da sua equipe.

Com a ferramenta, seus colaboradores usarão – em média – APENAS 30 minutos de seu tempo com a recepção, leitura, guarda e monitoramento das notas de serviços por mês.

É só meia hora/dia, usada apenas para acompanhar a atividade, pois todo o processo pode ser feito de forma automática. É muito mais eficiência para o setor!

Por hoje é só, mas não esqueça de voltar na semana que vem para aprender mais sobre como a tecnologia contribui para uma gestão cada vez melhor. Se você gostou do post, não esqueça de compartilhar nas redes sociais.

 

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .