4 passos para migrar dados da melhor forma
12/04/2018

4 passos para migrar dados da melhor forma

Eles são o cerne de todas as organizações no mundo. De um pequeno negócio a corporações internacionais, todas as empresas dependem de dados.

Tão importantes que, segundo estudo da BSA The Software Alliance, se as empresas usassem dados para se tornar apenas 1% mais eficientes, o PIB mundial cresceria em torno de 15 trilhões de dólares até 2030.

Por isso, separamos 4 dicas que vão ajudar você a fazer a migração dos dados da sua empresa do jeito mais seguro. Confira!

Dica 1 – Tenha certeza da necessidade de migração de dados

Migrar dados é um processo de transferência de informações entre sistemas de computador, formatos ou tipos de armazenamento. Normalmente isso é necessário em processos de cisão, fusão ou aquisição de empresas, ou em substituição a um servidor, por exemplo.

Antes de qualquer coisa, você deve levantar se existe mesmo a necessidade de migrar dados ou não, saber de onde eles vêm e quais devem ser mantidos.

Essa tarefa pode levar tempo, mas é fundamental para identificar detalhadamente as fontes de dados que precisam ser migradas ao novo sistema. Sem entender onde você está agora, não será possível traçar um caminho para frente.

Dica 2– Faça um bom planejamento

O processo de migração pode ser composto por várias fases, como migrar tabela x, validar tabela y, etc.

Para não se perder, o ideal é criar um escopo bem definido, com o passo a passo para não esquecer de alguma coisa. Esse processo sistemático precisa ser divido em etapas com atividades distintas, em que cada atividade gere insumos que auxiliem na execução da fase seguinte.

VEJA AQUI dicas para não errar no escopo de projetos

Listamos algumas perguntas para o seu walkthrough:

  • Na nova base, o ID será mantido ou será necessário criar um campo com o ID legado?
  • Como será a estratégia de migração dos dados?
  • Quanto tempo vai demorar?
  • Ela será feita com base em um backup e os dados gerados serão tratados depois?
  • Ou o sistema atual será parado para atualização do sistema e consequente migração?

Dica 3- Priorize a integração da equipe

Migrar dados de um sistema para outro não é uma atividade corriqueira e por sua complexidade precisa estar devidamente documentada, sem ter a atenção negligenciada por nenhum colaborador.

Por isso, nada vai dar certo se sua equipe não estiver alinhada às estratégias de migração e a par do cronograma e de todas prioridades dela. Esse plano de comunicação tem que ser contínuo e fazer parte do planejamento que falamos na dica 2.

Dica 4 – Faça o saneamento do cadastro antes da migração de dados

No mundo dos ERPs a entrada de novos cadastros sem um monitoramento constante perde a eficácia com o tempo.

Por isso, a higienização da base de cadastro é um processo fundamental antes de realizar a migração para um novo ERP.

Isso porque ela contribui para o enriquecimento das informações, validação dos dados, correção de quaisquer problemas com integridade, garantindo assim cadastros em conformidade com o SPED.

Você também vai gostar de saber sobre Dados Mestre aqui.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .