Manual de Padronização de Mercadorias

Manual PDM na empresa: vale a pena ter?

maio. 30-2019

Por Midas

Tags: , , ,

A gestão do cadastro de materiais faz parte da rotina de departamentos fiscais, de compras e suprimentos e isso não é nenhuma surpresa para você, certo?

Mas como esse tema é tão importante, se faz recorrente! E por isso levantamos a questão: vale a pena investir em um Manual PDM – aquele de Padronização de Descrição das Mercadorias? Vamos ao blog post desta semana!

Relembrando os benefícios da padronização

Só para sermos práticos, separamos aqui uma ilustração para você ver (e até salvar no seu desktop) os principais benefícios de um cadastro padronizado:

 

 Mas, e o Manual PDM?

Considerando todos esses benefícios, você também precisa ponderar se todos na empresa sabem o que é um Manual PDM, pois a implementação dele só fará sentido se todos entenderem como funciona a padronização!

AQUI TEM um texto que explica bem isso e pode ajudar seus colaboradores 😊

Dessa forma, além do sistema de classificação escolhido e da estrutura, o manual precisa também descrever as palavras que podem ser usadas para preencher os campos de informações.

Por essa razão, é necessário construir o documento descrevendo todas as regras que vão “guiar” o cadastramento dos materiais nos registros.  Isso inclui definir as abreviaturas, caracteres e até a pontuação que deve ser utilizada e ainda quem pode ou não cadastrar novos materiais no sistema, tudo muito bem detalhado!

Achou trabalhoso? E se a gente lhe dissesse que dá pra fazer tudo isso de um jeito muito mais seguro e prático?

Aposte na Governança de Materiais

A Midas Solutions tem uma ferramenta de Governança de Cadastro de Materiais que faz esse trabalho de forma segura e funcional, padronizando a descrição e eliminando caracteres desnecessários.

Por isso, você não precisa se preocupar em fazer seu Manual PDM sozinho. A ferramenta cria uma metodologia e categorias para todos os seus produtos, a fim de estruturá-los conforme o nome, tipo, material, cor, dimensão, matéria-prima, entre outros atributos.

A Governança da Midas se preocupa em desenvolver uma linguagem única e exata para cada companhia, de forma integrada com todos os setores envolvidos, independentemente do porte da sua empresa

Bem, mas este é um assunto que renderá um outro bom bate-papo. Se você gostou, acesse aqui um White Paper com muitas outras informações e não se  esqueça de deixar sua opinião sobre esse post no comentário!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *