Logística Tributária: O que é, como e porque fazer na sua empresa
09/06/2021

Logística Tributária: O que é, como e porque fazer na sua empresa

Muito imposto e pouco retorno? Cá entre nós, o Brasil tem cargas tributárias altas e muitas vezes complexas. É por isso que hoje iremos apresentar uma estratégia que poderá auxiliar na redução de custos, a logística tributária.

Não é de hoje que grandes gestores fiscais e financeiros buscam incessantemente diminuir a carga tributária. Afinal, ter competitividade de negócio e manter a saúde da empresa pode ser um desafio diante de tantos tributos e taxas, além das operações complexas e manuais.

É por isso que o planejamento logístico tributário tem enorme importância para empresa, uma vez que não há um padrão unificado na cobrança dos impostos, que variam de um estado para outro e até mesmo de uma cidade para outra.

A princípio, a logística tributária pode parecer complicada mas, na realidade, se bem aplicada evitará dores de cabeça, gastos desnecessários e uma boa folga no caixa da empresa.

Neste artigo, você vai entender o que é logística tributária, quais impostos incidem sobre ela, quais seus benefícios, como fazer um bom planejamento e como gerar economia.

É só seguir a leitura.

O que é logística tributária?

Basicamente, logística tributária é um processo estratégico de gestão empresarial, que aproveita a legislação de uma cidade, estado ou país para proporcionar à empresa uma gestão de impostos mais vantajosa para sua atuação.

A logística tributária faz o mapeamento e busca oportunidades favoráveis para seu negócio. Em outras palavras, sua aplicação traz benefícios para os processos operacionais e logísticos de uma empresa.

Você também vai gostar: Saúde Fiscal: 4 estratégias para garantir a da sua empresa

O gestor passa a entender suas despesas, lucros e faturamento. Aliás, é possível reduzir custos, aproveitar créditos fiscais e evitar ocorrências em autuações.

Para que isso ocorra é necessário explorar as legislações tributárias de cada cidade, benefícios fiscais e isenções oferecidos pelo governo.

Quais tributos incidem na operação logística?

Para que o mapeamento logístico tributário seja mais assertivo, primeiramente é importante saber quais tributos incidem na operação logística.

Ter conhecimento das taxas e obrigações da sua atuação permite um maior controle dos custos administrativos e operacionais.

Para te ajudar no processo de se familiarizar, listamos os principais impostos municipais, estaduais e federais. Confira!

ISS – Imposto Sobre Serviço

É um tributo municipal e incide sobre serviços de qualquer natureza. Trata-se de um imposto pago por empresas prestadoras de serviços e autônomos.

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

É um imposto estadual e incide sobre a circulação dos mais diversos tipos de produtos e operações como venda de roupas, aparelhos eletrônicos, alimentos e venda de serviços.

O ICMS é adicionado ao preço do produto comercializado, ou seja, é cobrado de forma indireta.

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados

Estamos falando de um imposto federal que incide tanto em produtos nacionais (aplicado assim que a mercadoria industrializada sai da fábrica) como em produtos importados (cobrado no porto).

No entanto, além dos impostos vistos acima, o governo federal apresenta outros tributos como, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, INSS, IRPJ.

É importante ressaltar que as alíquotas dos impostos municipais e estaduais variam de um município para outro. E é justamente aí que a logística tributária entra em cena.

Quais são os benefícios da logística tributária para uma empresa?

A logística tributária é um excelente instrumento de otimização de gestão empresarial. De fato, a carga tributária no Brasil é elevada e varia de um município para outro e de um estado para outro.

Portanto, conhecer as legislações de cada lugar é o ponto de partida da sua estratégia.

Custos operacionais e fiscais tendem a ser altíssimos. A logística tributária pode ser uma forte aliada na redução dessas despesas.

Mas, para que isso aconteça, será necessário realizar um estudo detalhado para descobrir o regime tributário que possui a menor carga de impostos.

Saber quanto um negócio custa em uma determinada cidade possibilita uma movimentação mais estratégica pela parte do gestor fiscal.

Planejamento logístico tributário: por onde começar?

Boa parte dos gestores fiscais e financeiros ainda não dão muita atenção a estratégias logísticas, o que permite a elevação dos custos operacionais.

Portanto, se você pensa em reduzir esses custos, faça um planejamento tributário.

Antes de mais nada, reflita sobre alguns pontos:

  • Onde estão seus fornecedores?
  • Onde estão os seus clientes e sua demanda?
  • O local onde sua matriz está estruturada permite competitividade de negócio?
  • E o mais importante: há incentivo fiscal para o mercado de atuação da sua empresa?

Aproveite e leia também: Como fazer uma qualificação de fornecedores de sucesso

Esses pontos te geram dor de cabeça ou animação? Se você escolheu a primeira opção, sinto informar, mas será necessário mudar sua estratégia de negócio e começar a desenvolver um planejamento logístico tributário.

Mas, por onde começar?

Faça uma análise da malha logística de onde a sua empresa atua

Afinal, ela é fundamental para o escoamento do seu produto, ou seja, distribuição e comercialização. Analise se há rodovias por perto, vias de fácil acesso. Dependendo do caso, até mesmo malha ferroviária pelo país.

Observe a disponibilidade de mão de obra da região

Do mesmo modo avalie o piso salarial, tecnologia e restrições ambientais da sua cidade. Em várias cidades, há restrições previstas em lei. Dessa forma, será necessário um licenciamento ambiental para começar a atuar.

Desenvolva conhecimento profundo sobre carga tributária

Como vimos anteriormente, o imposto sobre o mesmo produto que você comercializa pode ser menor em outra cidade ou estado. Estude as legislações, isenções e incentivos fiscais que mais favorecem seu negócio.

Plano M: Mudança?

Após todo esse levantamento, chegou a hora da ação. E muitas vezes essa ação está relacionada a mudanças mais “drásticas”.

Por exemplo, se sua empresa está estruturada em Santa Catarina, mas o interior de São Paulo apresenta um regime fiscal mais competitivo para um negócio do seu segmento.

Nesse sentido, é importante compreender as oportunidades e observar qual cenário é mais vantajoso.

Por outro lado, pode ser mais eficiente manter a matriz onde está e investir em centros de distribuição estratégicos pelo país.

Cada empresa possui uma característica, logo, as oportunidades são diferentes.

Por isso, buscar alternativas, propor soluções, reduzir custos fiscais e mapear estratégias são os principais objetivos da logística tributária.

Como gerar economia com a logística tributária?

A logística tributária não irá apenas identificar quais tributos incidem sobre os produtos e operações da sua empresa, como também irá prorrogar o pagamento de impostos (quando possível) e avaliar o melhor regime tributário para seu modelo de negócio.

Além disso, é possível gerar mecanismos que garantem o aproveitamento de incentivos fiscais. Assim, será possível eliminar custos e aumentar a lucratividade.

É possível gerar economia com a logística tributária através de:

Recuperação de crédito tributário

Basicamente, é o resgate de créditos tributários que foram acumulados ao longo do tempo, pagos a mais ou indevidamente. Ou seja, é uma espécie de reembolso de impostos, taxas e contribuições.

Benefícios e incentivos fiscais

Incentivos fiscais são medidas legais que o governo oferece às empresas, isentando parte dos tributos, possibilitando uma folga no fluxo de caixa.

Assim, o empreendedor pode investir o dinheiro que seria recolhido nos impostos em estratégias para o negócio, aquisição de máquinas e equipamentos, etc.

Há uma diversidade enorme de incentivos fiscais, no entanto os mais comuns são:

  • PAT (que reduz em até 4% a Contribuição Sindical e o Imposto de Renda)
  • Incentivo ao esporte
  • Incentivo à inovação
  • Incentivo à cultura

No entanto, para assegurar o reembolso é preciso ter conhecimento de tudo que sua empresa tem direito.

Decerto, controlar e administrar documentos fiscais é um grande desafio para as empresas.

É por isso que a Midas oferece uma solução de automação do recebimento de documentos fiscais, que automatiza 100% o recebimento de documentos fiscais.

A solução evita uma rotina fiscal sobrecarregada, documentos sem padrão, notas extraviadas, erros de digitação e multas. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .