LGPD: quais são 3 cuidados que toda equipe de TI deve ter
16/08/2019

LGPD: quais são 3 cuidados que toda equipe de TI deve ter

Os tempos são outros em termos de Tecnologia da Informação (TI) e rapidez no compartilhamento de dados. Tudo bem, nós sabemos que isso já não é novidade para você.

Agora, segundo uma definição da Organização Internacional para Padronização (ISO) e da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), a maioria dos sistemas de informação das empresas sofre de fragilidades inerentes à atividade delas.

Você tinha conhecimento de tal informação?  Um dos motivos para isso é que nem sempre os sistemas de TI são projetados tendo a segurança dos dados como um dos objetivos dos quais não se pode abrir mão.

Se considerarmos o advento da LGPD no próximo ano e as salgadas multas impostas pelo texto dela, podemos afirmar que as empresas em que o modelo de negócio está ligado a Big Data estarão muito expostas, tendo que se adaptar aos novos ventos rapidamente, sem esperar pela efetiva vigência.

LEIA TAMBÉM:

Diante do novo cenário, é indispensável que o esforço seja concentrado por toda a cadeia de operações: do gestor executivo ou CEO aos prestadores de serviço e fornecedores, passando especialmente pelos profissionais de TI.

Toma nota de 3 grandes dicas para compartilhar com eles!

Na prática elas vão aumentar a proteção efetiva dos dados, reduzir riscos cibernéticos e deixar seu negócio em dia com a LGPD:

Conhecimento do assunto pela liderança do setor de TI

O gestor da equipe de TI precisa aproveitar esse período pré-LGPD para aprimorar seus conhecimentos sobre fluxo de dados, políticas e controles da empresa nessa questão.

Esse é um passo fundamental para que se dissemine por todos colaboradores a importância do tema “privacidade de dados”, fazendo com que entendam e se engajem com a proteção das informações.

Ah, parece clichê, mas muitos gestores esquecem de treinar a equipe quando algo novo aparece. Não permita isso na sua. Um descuido com a capacitação sobre a lei, dependendo do porte do negócio, pode levá-lo a baixar as portas!

Privacy by Design

Trata-se de uma “mentalidade de privacidade” dos dados pessoais, nos quais ela é pensada como parte indissociável de qualquer projeto, produto ou serviço desenvolvido pela empresa. É uma forma de pensar que inclui um jeito mais transparente de trabalhar.

E é justamente o pessoal da TI – profissionais, cybersecurity, engenheiros de software e desenvolvedores de sistemas – que lida com dados quem precisa levar em conta as exigências da LGPD em suas atividades diárias e implementar Privacy by Design.

UM PLUS: leia na sequência um texto completo com os 7 mandamentos da privacidade de dados e como colocar tudo em prática.

Implementação de mecanismos de tratamento dos dados

Cabe ao setor de TI das empresas gerir esses dados, realizando todos os procedimentos de segurança cibernética no armazenamento e tratamento deles. Isso inclui a exclusão das informações e o acesso para uma portabilidade se o titular deles desejar.

Dessa forma, se sua empresa trabalha com um alto volume de informações, o famigerado Big Data, é praticamente impossível fazer tudo sem uma ferramenta automatizada.

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .