J1BTAX: Descubra 4 resultados possíveis ao automatizá-la
30/06/2021

J1BTAX: Descubra 4 resultados possíveis ao automatizá-la

Será que é realmente possível tornar o lançamento de notas e cálculo de impostos mais fácil no ERP?

Afinal, as infinitas obrigações diárias e o tempo escasso se tornam fortes inimigos para atingir tal resultado.

Principalmente se tratando da transação J1BTAX, que basicamente é um agrupamento de tabelas dentro do SAP, e permite parametrizar restrições fiscais e realizar cálculos de impostos no Brasil.

Dentro da J1BTAX é possível realizar vários deles, como:

  • Regiões fiscais
  • Códigos CFOPs

Muitos gestores torcem o nariz diante da transação, afinal, atualizá-la manualmente pode ser um pouco complicado.

A tabela pode parecer um bicho de sete cabeças. No entanto, ela é o ponto de partida para o cálculo dos impostos, realizando cálculos, ajustes e exclusão automática de impostos.

Como sabemos que a J1BTAX é um ponto sensível desde o projeto de implementação e manutenção, iremos te apresentar 4 resultados incríveis que sua empresa pode atingir com a automação da J1BTAX.

Continue a leitura e descubra!

1. Redução de impostos

PIS, Cofins, INSS, IPI, ICMS, ISS, CSLL. Cá entre nós, o Brasil tem cargas tributárias altas e muitas vezes complexas.

No entanto, o recolhimento correto dos tributos é uma obrigação de extrema importância para manter a saúde financeira da sua empresa.

O que muita gente não sabe é que há formas legais de reduzir esses custos.

Nesse sentido, com a automação da J1BTAX é possível manter processos mais organizados e assim enxergar brechas para obter benefícios fiscais.

Com isso, a competitividade empresarial do seu negócio aumenta e você será visto como um potencializador de resultados.

2. Diminuição de erros

Não é novidade que no Brasil há mudanças constantes em leis, decretos, portarias, etc. Contudo, a equipe de tax precisa de um certo tempo para acompanhar tantas variações.

Logo, a otimização do tempo dos colaboradores é prejudicada. Sabemos da grande dificuldade que é atualizar as regras na mesma proporção em que são publicadas as novas leis.

Sendo assim, a atualização manual da J1BTAX pode gerar um desgaste de atenção e produtividade no funcionário.

Além disso, falhas operacionais inevitavelmente causam erros na determinação de regras tributárias nas notas fiscais, alíquotas, redução de base, por exemplo.

3. Parametrização

Através de uma solução que automatize a configuração da J1BTAX, é possível visualizar os documentos por grupos, podendo filtrá-los por razão social, fornecedor e até mesmo status.

As análises contábeis se tornam mais assertivas uma vez que o padrão entre os processos está bem-estabelecido.

Tudo isso permite ganho de tempo na execução de tarefas e até mesmo redução de erros pela parte humana.

4. Validação fiscal

Uma validação fiscal de qualidade usa recursos inovadores de pesquisa e faz uma comparação minuciosa das informações do XML recebido com as do pedido de compras.

Com a ajuda de uma tecnologia que também interpreta a nota e realiza a análise das configurações de impostos, sinalizando de forma simples as inconsistências existentes, a validação é feita de uma forma rápida e intuitiva.

Saiba como você pode ter esses resultados

E se eu te disser que há uma solução totalmente integrada ao SAP, que automatiza o registro de documentos fiscais, garantindo padronização de documentos não estruturados e agilidade no processo, você acreditaria?

Tudo isso independentemente do cenário que o seu negócio se encontra, ou da complexidade que a sua empresa esteja enfrentando.

Para uma solução fazer a validação fiscal de maneira inteligente e prática, é necessário cruzar as informações do pedido de compras com cadastro de fornecedor e cadastro de impostos, e isso a solução da Midas faz como ninguém.

Gerenciamento e rastreabilidade são alguns dos resultados que a Solução de Automação de Inbound Fiscal no SAP desenvolvida pela Midas Solutions proporciona no tratamento dos documentos fiscais.

Quer saber mais sobre ela? Confira a solução aqui.

E se gostou desse artigo, compartilhe com os seus colegas da área de tecnologia ou de tax!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .