Como ficará a Internet das Coisas quando a LGPD chegar?
02/08/2019

Como ficará a Internet das Coisas quando a LGPD chegar?

Não estranhe ver, nas últimas semanas, muito conteúdo voltado à LGPD em nosso blog.

Não é sem razão. Informações em série aqui são justamente para o desfecho de uma adequação segura da sua empresa antes de 2020, quando a Lei entrar em cena.

E no episódio de hoje está a IoT, que também vai ser profundamente impactada com a nova legislação.

Assim, venha com a Midas Solutions entender o porquê disso tudo.

Clique aqui para aprender também a montar uma linha de defesa para os seus dados.

Relembrando o que é Internet das Coisas

IoT– do inglês Internet of Things – é o conceito da conexão de dispositivos “inteligentes” via Internet.

Tudo começou por volta de 1990, quando alguém conectou uma torradeira à Internet para controlá-la remotamente.

Desde então, inovadores estão trabalhando (de garagens a laboratórios) no mundo inteiro para descobrir como conectar qualquer coisa com um software, desenvolvendo uma verdadeira comunidade de dispositivos!

A previsão é de que, em 2022, uma casa típica tenha cerca de 500 dispositivos conectados. De TVs aos despertadores, às pioneiras torradeiras e cafeteiras, tudo deve estar online.

A conexão entre Internet das Coisas e LGPD

Mas, nem só de notícias boas é feito esse cenário. Segundo um relatório da empresa Avast um em cada cinco dispositivos da Internet das Coisas no Brasil está vulnerável a ataques de hackers.

Como os dispositivos são aparelhos capazes de se conectar por meio de Wi-Fi ou Bluetooth, eles podem abrir um data breach para acesso remoto por parte de outros computadores fora da rede, com controle à distância.

Por isso é que tal salto tecnológico também requer novas legislações que garantam a privacidade e a segurança de usuários, sem barrar o processo de inovação.

E a LGPD é uma que merece atenção, uma vez que correponsabiliza a todos que lidam com dados dentro de uma mesma cadeia de atuação.

Por exemplo: se o servidor de um dos seus fornecedores estiver vulnerável, for invadido e os dados que você compartilhou com ele vazarem, sua empresa também poderá ser penalizada!

Desafio: uma nova arquitetura de segurança em TI

A chegada da nova Lei fará com que vazamentos ou manipulação incorreta de dados se tornem coisas realmente críticas para as empresas.

Afinal, o Governo vai penalizar quem não fechar o cerco na proteção de informações, algo que se estende inclusive a quem não tiver um processo de notificação caso um data breach aconteça.

Dessa forma, a LGPD vai mudar a forma das empresas coletarem, usarem e protegerem esses dados pessoais tão desejados por cibercriminosos.

Ainda mais porque a ANPD, órgão que vai fiscalizar a conformidade das empresas à LGPD, vai observar o nível de segurança dos dados na hora de determinar uma penalidade.

Aqui nós separamos dicas bem legais para que você tenha um final sempre feliz com a segurança dos seus processos.

Ah, você pode, inclusive, colocar em prática agora, sem esperar o prazo limite da LGPD.

Esperamos que você tenha gostado deste texto e se ficar alguma dúvida coloque no comentário que a Midas ficará feliz em responder! Até a próxima!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .