Por que o Compliance Tributário é tão importante para sua empresa?
17/05/2017

Por que o Compliance Tributário é tão importante para sua empresa?

Empreender no Brasil é um desafio imenso! O país tem uma das mais complexas e pesadas cargas tributárias do mundo e já ficou em 120º lugar no “Doing Business 2015”, um ranking que avalia a facilidade proporcionada por 189 países para abrir empresas e estar em dia com os impostos, dentre outros aspectos.

Mas, nesse emaranhado de obrigações principais e acessórias, altos custos envolvidos no processo de apuração dos impostos, auditorias e um fisco cada vez mais feroz na fiscalização e cruzamento de informações que o SPED proporcionou, existe um bom aliado: o Compliance Tributário. Já ouviu falar dele?

Conformidade ajuda e muito!

Traduzindo para o Português, Compliance significa conformidade. Nada mais é do que “agir de acordo com determinada lei, regra ou regulamento”.

Ele é muito importante, inclusive, porque no Brasil há legislação específica sobre o tema, o que afeta negócios de todos os portes e segmentos.

É Lei Anticorrupção, na qual lemos que um administrador ou responsável por um negócio pode ser responsabilizado pela falta de conformidade, ainda que a infração tenha sido cometida por funcionários ou terceirizados. Imagine o tamanho do problema?

O Compliance Tributário faz uma revisão, uma checagem, do que a empresa está fazendo com as informações que serão entregues ao Fisco, para ter a certeza de que ela está em conformidade com as normas tributárias e para identificar erros ou inconsistências que possam gerar multas.

Como o número de declarações exigidas é muito grande e as mudanças na legislação tributária constantes, adotar o Compliance se mostra como a melhor alternativa para as empresas conseguirem atender às exigências da Receita Federal, e assim, minimizar os riscos de não cumprir com as obrigações.

Para ser eficiente, o Compliance precisa ser efetivo

Tem mais uma boa notícia:  implantar um programa de Compliance Tributário pode até ajudar a reduzir os custos das empresas envolvidas na cadeia de suprimentos!

Isso acontece porque, com a gestão adequada apuração dos tributos é possível reduzir a carga tributária que incide sobre o negócio e administrar de forma mais eficiente os processos, atendendo às fiscalizações em andamento com tranquilidade devido à menor incidência de multas e até melhorando o posicionamento do negócio no mercado.

Preste atenção àquilo que você vai precisar para ter um programa de conformidade efetivo em tributos. Anote aí:

  • Crie uma matriz tributária que possibilite um maior controle sobre os tributos que incidem sobre o negócio. Assim, você não deixa de pagar seus impostos e pode se beneficiar de uma alíquota menor de tributação.
  • Elabore uma agenda tributária com todas as obrigações principais e acessórias que precisam ser apresentadas em um período específico.
  • Melhore o processo de entrega das informações para que o layout exigido pelo Fisco seja adotado e os dados não sejam entregues de forma errada ou inconsistente.
  • Adote ferramentas tecnológicas que gerenciem informações. Assim, você reduz o trabalho manual dos profissionais contábeis. Isso otimiza tempo e a sua equipe poderá ser estrategicamente aproveitada em outras funções no seu negócio.

Na semana que vem tem post novo. Fique atento para não perder nenhuma novidade aqui em nosso blog.

Até lá! 👋

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .