Armazenamento em nuvem: o papel do CIO na conscientização do uso
07/09/2017

Armazenamento em nuvem: o papel do CIO na conscientização do uso

Talvez você já saiba (ou não), mas, provavelmente está utilizando recursos de Armazenamento em Nuvem neste exato momento.

Há anos nós utilizamos recursos para envio de e-mail, edição de documentos e armazenamento de fotos ou outros arquivos. Tudo isso faz parte dessa tecnologia.

A computação em Nuvem é o fornecimento sob demanda de inúmeros serviços utilizados no dia a dia da tecnologia – servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, etc.

Armazenar arquivos e dados in cloud permite que sua empresa não dependa de um computador local para ter acesso a eles. E isso pode garantir uma segurança ainda maior na proteção dessas informações.

Acompanhando essa leitura você entenderá mais sobre o papel dos CIO (Chief Information Officer) no uso do armazenamento em nuvem.

Um recurso fundamental para a segurança dos dados

Podemos dizer que a Nuvem é uma tecnologia democrática. Ela pode ser utilizada tanto por pequenas startups, quanto por corporações globais, agências do governo e empresas sem fins lucrativos.

É uma forte aliada do empreendedorismo, promovendo a colaboração, trabalho remoto, e aprimorando processos gerenciais.

Nesse cenário, toda a equipe pode concentrar-se em outras tarefas relevantes para o crescimento do negócio e acessar o “escritório” de qualquer lugar.

A Nuvem também permite outras infinitas aplicações, como e-commerces, sistemas de gestão, notas fiscais eletrônicas, folhas de pagamento, intranet, ou seja, todo projeto que precise ser hospedado em um ambiente flexível.

Mas a principal vantagem, com certeza, é a segurança.

Com o armazenamento em nuvem, os dados coletados e mantidos pelas empresas ganham um alto nível de proteção, tornando-os menos vulneráveis a ataques virtuais ou roubo de informações.

O papel do CIO no uso do armazenamento em nuvem

Embora aliado à proteção de dados, o armazenamento em nuvem ainda gera muitas dúvidas.

Nesse caso, o CIO (Chief Information Officer) tem o papel essencial de esclarecer e sanar preocupações sobre o uso seguro dela.

Ele também é o principal agente para que o processo atinja o máximo de seu potencial, e pode contribuir em diferentes situações.

Orientações aos colaboradores

Como responsável pelas informações armazenadas pela empresa, o CIO deve orientar todas as pessoas que fazem parte da organização sobre as práticas que garantem a proteção dos dados e arquivos.

Além disso, é fundamental que também promova treinamentos, forneça manuais, e posterior apoio durante a execução dos processos operacionais que estejam relacionados ao armazenamento em nuvem.

Administrar custos

O CIO deve estruturar, de forma clara, os planos orçamentários para a implantação e manutenção dos recursos de armazenamento de dados, eliminando qualquer receio financeiro da alta gestão empresarial.

Garantir compliance

Para garantir que não tenha lacunas prejudiciais ao compliance da empresa, é fundamental estabelecer processos de manutenção frequentes para os recursos de armazenamento em nuvel.

Nesse caso, é importante deixar claro, para todos os colaboradores da empresa, quais são os processos e quando ocorrem, para que não haja interpretação incorreta das ações.

Vale ressaltar que o CIO deve mapear as prioridades de manutenção de acordo com o cenário da empresa e, nesse caso, pode ser que encontrem desafios para abranger os diferentes aspectos das áreas internas.

Análise de acessos

Ainda visando a garantia de compliance, e principalmente a proteção de dados, o CIO deve avaliar constantemente os acessos dos colaboradores nos sistemas e diretórios da empresa.

Uma boa estratégia para essa ação é limitar as visualizações e acessos de acordo com a área de atuação e função ocupada. Assim, é possível identificar e restringir possíveis acessos não autorizados.

Essas são algumas responsabilidades de um CIO, dentre tantas outras. E Para garantir que todas as operações da empresa aconteçam sem dificuldades, é fundamental ter soluções seguras para o armazenamento em nuvem.

Dessa forma, processos que vão desde o armazenamento de um currículo, até operações de servidores, estarão seguros, permitindo que seu negócio cresça com eficiência e sem ameaças.

Curtiu esse conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas de equipe.

Leia também: Como a TI pode ajudar na Governança Corporativa de seu negócio

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .