A importância da automação na qualificação de fornecedores
20/10/2017

 A importância da automação na qualificação de fornecedores

Vamos direto ao ponto: um excelente negócio é feito de excelentes parceiros. E, convenhamos, uma boa análise cadastral, antes mesmo da assinatura de qualquer contrato, garante qualificação e segurança para todos os processos a partir daí.

Análise Cadastral, o que é isso?

Significa verificar a situação dos clientes e das empresas fornecedoras com o Fisco antes de fazer um negócio. Isso serve para evitar riscos fiscais.

A análise faz parte do que chamamos “qualificação cadastral”, que compreende também o saneamento, diagnóstico e monitoramento dos dados junto a órgãos como Receita Federal, Sintegra, Anvisa, IBGE, etc.

Dependendo do ramo do negócio, a consulta cadastral também precisa ser realizada em fontes internacionais.

Os desafios da qualificação

Quando falamos em dados cadastrais, não podemos esquecer que eles são voláteis. Estima-se que 14% dos registros consultados sofram algum tipo de alteração a cada 30 dias.

Outro desafio: normalmente as informações encontradas em fontes públicas e privadas nem sempre estão prontas para atualização imediata nos ERPs.

Sem falar que é preciso monitorar diariamente os dados e isso, além de consumir tempo da equipe, quando feito manualmente pode incorrer em erros que geram notas denegadas ou rejeitadas.

Automação de consultas traz segurança nas operações

A boa notícia é que se você automatizar o processo de consulta cadastral, terá uma série de benefícios!

Dentre eles, destacamos a rapidez no cadastramento, validação e qualificação proativa dos dados, eliminação de custos operacionais e processamento de grande volume de informações em um curto espaço de tempo.

O monitoramento é feito automaticamente em mais de 60 fontes públicas e privadas, nacionais e internacionais e os cadastros são “saneados”, ou seja, ficam livres de caracteres desnecessários.

Seu negócio mais competitivo

Ao automatizar, você consegue analisar rapidamente todas as informações, verificando minuciosamente e convertendo o resultado em dados objetivos para a tomada de decisões.

Outra vantagem é que o tempo da equipe é otimizado e pode ser estrategicamente aproveitado em outras demandas.

Leia também: 8 dicas para evoluir seu relacionamento com fornecedores

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .