Governança tributária: como implementá-la na sua empresa
02/08/2021

Governança tributária: como implementá-la na sua empresa

O que vem em sua mente quando eu digo “diferencial competitivo”?

Tecnologia? Excelência no atendimento? Produto de qualidade? Hum… quase lá! A verdade é que antecipar cuidados fiscais da área tax é um diferencial competitivo ainda pouco falado.

De fato, empresas que já tomaram consciência da alta carga tributária do Brasil, implementaram a governança tributária como uma das principais estratégias de negócio. Afinal, quanto maior for o grau de transparência fiscal maior será a receita de uma organização.

Implementar a governança tributária não é um bicho de sete cabeças, no entanto, há alguns pontos que exigem atenção. Para lhe ajudar, preparamos esse guia rápido com dicas práticas para implementação eficiente na sua empresa.

Continue a leitura!

O que é governança tributária?

Muito provavelmente, o tema “governança tributária” não seja uma novidade para você.  No entanto, antes de apresentar as dicas para uma implementação de sucesso, que tal darmos uma pincelada no conceito?

Governança vem de governar. Logo, a governança tributária diz respeito a administrar e conduzir de maneira eficiente a área de tributos de uma empresa através de soluções e boas práticas tributárias.

Seu principal objetivo é o controle de riscos fiscais e transparência, alinhados com moralidade, legalidade, compliance e lucratividade.

Vantagens da implementação da governança tributária

Além do fato de registrar todos os processos realizados respeitando o cumprimento das legislações tributárias brasileiras, a governança tributária apresenta inúmeras vantagens, como:

Segurança na condução dos negócios

Boas práticas de governança tributária promovem integração entre todos os departamentos da empresa, o gestor passa a saber o que está acontecendo de fato e consequentemente a tomada de decisão se torna mais assertiva e segura.

Redução de custos

À primeira vista, essa afirmação pode soar estranha, mas é muito comum que empresas paguem impostos a mais do que realmente devem pelo simples fato de não conhecerem a fundo a legislação tributária do nosso país.

Boas práticas de governança tributária permitem que o gestor se mantenha atualizado quanto ao recolhimento dos impostos, minimizando os impactos da alta carga tributária e como resultado, reduzindo custos e evitando débitos desnecessários.

Recuperação de crédito tributário

Basicamente, é o reembolso de impostos, taxas e contribuições tributárias que foram acumulados ao longo do tempo, pagos a mais ou indevidamente.

Boa relação com o Fisco

A relação entre Fisco e contribuinte não precisa e nem deve ser de tensão. Nesse sentido, a governança tributária surge como apaziguadora da situação, proporcionando organização dos documentos e como consequência, nutrindo uma relação saudável entre ambos.

Aproveitamento de benefícios e isenções

Além de ser uma forte aliada na recuperação de impostos pagos a mais, a governança tributária também auxilia no aproveitamento de oportunidades de isenção de impostos e incentivos fiscais, possibilitando uma folga no fluxo de caixa.

Compliance fiscal

Como você sabe, estar em conformidade fiscal com as normas e leis é de grande importância para garantir o sucesso do departamento tributário.

A implantação da governança tributária interligada com medidas preventivas de compliance fiscal irão auxiliar sua empresa a estar resguardada de autuações.

Agora que você já sabe o que é governança tributária e os benefícios que a implementação dessa estratégia pode trazer para sua empresa, chegou o momento de descobrir como de fato implementar!

Leia também: Tecnologia contactless e sua importância no setor fiscal

Como implementar a governança tributária

Antes de mais nada, é preciso saber que não há fórmulas mágicas, mas sim etapas fundamentais – quase que obrigatórias – a serem seguidas para o sucesso da implementação. Vamos conhecê-las?

Desenvolva conhecimento profundo sobre a área tributária

A primeira etapa não poderia ser outra senão a informação! É essencial estudar as legislações e exceções que podem favorecer o seu segmento de negócio. A atualização sobre as normas fiscais precisa estar inserida na implementação da governança tributária.

Avalie o cenário atual: interno e externo

Para isso, faça um levantamento preciso de todos os documentos recebidos e informações que envolvam processos contábeis e fiscais. Questione!

Como a empresa está cumprindo com suas obrigações tributárias? Como é feita a análise de dados? Qual o embasamento da tomada de decisão? Como estão as estratégias?

Assim como o ambiente interno, o externo também precisa ser avaliado. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.
Portanto, faça o mapeamento de possíveis riscos fiscais. Quais as oportunidades? Há chances de mudanças na tributação? Como elas podem impactar o seu produto?

Crie políticas claras e transparentes

Com base nas etapas anteriores, crie políticas de ação. Elas servirão como bússola nos processos e operações da empresa, agindo como facilitadoras na tomada de decisão. É importante haver clareza no fluxo dos processos e na comunicação dessas políticas com todos os níveis hierárquicos da organização.

Passe a informação adiante

De maneira geral, todos os departamentos envolvidos em processos que geram informações contábeis e fiscais fazem parte da governança tributária.

Assim, colaboradores, fornecedores, stakeholders precisam falar a mesma língua. Integrações e treinamento são mais que bem-vindos!

Use a tecnologia a seu favor

A não eficiência do departamento tributário e fiscal pode contribuir para a falência de uma empresa. Sabemos que este é um setor que exige o dobro de atenção da equipe envolvida. Isso ocorre por N motivos, entre eles: processos repetitivos.

Porém, a tecnologia de automação é a solução mais eficiente quando falamos de governança tributária. Imagine uma empresa que recebe diariamente um grande volume de NFS-e, mas não tem um controle eficiente da mercadoria recebida.

Analisar os dados de cada documento, verificar tributação emitida, código dos produtos, impostos recolhidos, validades e prazos é um processo bem complicado e desgastante quando feito manualmente e sem padrão ou controle.

As chances de algo passar despercebido são grandes. Na maioria dos casos, há aplicação de multas bem salgadas para reverter erros de digitação e impostos recolhidos incorretamente.

A precisão das informações é sem dúvida, fundamental para a implementação da governança tributária, que se torna mais eficiente e produtiva com a ajuda de um sistema de automação integrado ao seu ERP.

A tecnologia irá:

  • Evitar falhas humanas;
  • Otimizar o tempo de trabalho;
  • Agilizar processos repetitivos;
  • Organizar e armazenar de maneira segura as NFS-e recebidas;
  • Facilitar consultas;
  • Evitar riscos de perda de documentos;
  • Diminuir riscos de penalizações fiscais.

Revisão e monitoramento

Realizar algo uma única vez não é o suficiente para garantir o sucesso de uma operação.  A verdade é que, quando colocada em prática, se faz necessário realizar constante monitoramento, e claro que, com a governança tributária não seria diferente.

Nossa dica é apostar em auditorias internas para acompanhar o cumprimento das obrigações tributárias e avaliar pontos de melhoria.

Esperamos que o conteúdo de hoje seja uma referência de estudos na hora de implementar a governança tributária na sua empresa.

Compartilhe este texto com sua equipe.

Nos vemos em breve!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .