gestão do cadastro de materiais

Gestão do cadastro de materiais: 6 dicas para fazer do jeito certo

fev. 21-2020

Por Midas

Tags:

Não é segredo para ninguém que uma gestão eficiente traz muitos benefícios.

Agora, quando falamos da gestão de cadastro de materiais ser eficiente é só o primeiro dos muitos adjetivos que ela precisa ser.

Afinal, ficar perdido em seu próprio estoque sem saber o que ou o quanto tem, afeta diretamente o cliente final, fazendo você perder vendas e, consequentemente, dinheiro.

Mas qual é a tão terrível consequência de ter um inventário não organizado? Se você entende o que está fazendo, não tem problema, certo? Errado!

Para qualquer empresa que tem visão de crescimento, organização é essencial.

Como você contrata mais funcionários para uma função se você não consegue ensinar o que ou como eles precisam trabalhar?

Sem organização fica bem mais difícil sua empresa se desenvolver.

Antes de chegar na gestão em si vamos falar sobre alguns elementos chave para que você faça a sua com mais eficiência.

Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM: Nota fiscal denegada: descubra o que fazer nessa situação.

Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)

Vamos começar pelos elementos até chegar ao sistema de gestão de cadastros.

Esse código é uma exigência do Governo Federal para o cadastro de materiais tanto de mercadorias importadas quanto exportadas.

Um NCM incorreto ou até mesmo inexistente pode fazer a nota fiscal ser rejeitada o que acarreta imprecisões nos impostos recolhidos.

E problemas com a nota fiscal já são conhecidos: eles podem até gerar autuações desnecessárias pelo Fisco.

Padronização da Descrição de Materiais (PDM)

Também conhecida como Master Data Management (MDM), a PDM assegura que os produtos estejam identificados, descritos, classificados e parametrizados da melhor forma possível.

Esse sistema é adaptável a cada empresa e também superimportante para uma gestão bem organizada que facilita sua rotina.

O PDM evita problemas como:

  • Duplicidade de itens
  • Inconsistência nas informações
  • Erros ou lacunas no preenchimento das notas
  • Falhas de vínculo e sincronia de dados

A padronização também agiliza o processo de compras, armazenagem e atendimento, ajuda a conter custos operacionais, minimiza erros e devoluções.

E em caso de junção entre duas empresas, o PDM auxilia na junção de estoques, catálogos e sistemas.

Qual a melhor forma de fazer a gestão do cadastro de materiais?

Agora que já falamos sobre os elementos que fazem parte da gestão, vamos falar sobre como torná-la mais eficiente.

Com nomenclaturas e padrões já definidos, organizar o sistema como um todo fica um pouco mais fácil.

Então vamos às dicas que vão te transformar no mago dos cadastros de materiais.

A primeira dica é saber tudo sobre o produto ou serviço que você está oferecendo. É a partir disso que você constrói um PDM completo e com menos chance de confundir um item com outro.

É interessante também acompanhar os valores dos itens que você oferece pra entender melhor questões como sazonalidade e escassez. Ou seja, quais itens são mais vendidos, em quais dias.

A segunda dica é criar grupos de prioridade, assim você entende os níveis de importância, frequência e custo do que oferece.

Quanto mais categorizado melhor, separe setores, grupos e famílias.

A terceira dica é conhecer seus fornecedores. Saber que um deles atrasa frequentemente ou deixa de dar baixa em um pedido te deixa duas opções: trocar de parceiro ou lidar com estoques incertos.

A quarta dica é sobre controle de qualidade. A manutenção de um bom padrão de produto está diretamente conectada a satisfação do cliente e ao crescimento dos negócios.

A quinta dica é manter um padrão de recebimento e envio de produtos. Se cada funcionário faz o procedimento de uma forma, a dor de cabeça chega na hora de resolver incongruências entre seus números e os pedidos.

Por fim, a sexta dica é automatização. A falta de controle sobre o estoque pode gerar insatisfação no cliente e potencial perda de vendas, o que nos leva ao próximo item.

Que tal uma solução automatizada?

A Midas Solutions oferece o Hefesto, uma tecnologia fácil de usar que mantém o estoque atualizado, facilitando a gestão do cadastro de materiais.

Clique aqui para saber tudo sobre o Hefesto!

Ele ajuda você a reduzir custos extras com compras desnecessárias e possibilita o aumento da base de dados de forma segura e eficiente.

Gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais textos como esse? Continue visitando o Blog Midas e compartilhe este link com os seus colegas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *