10 filmes sobre cibercrimes que você ainda não tinha visto
30/08/2019

10 filmes sobre cibercrimes que você ainda não tinha visto

Todo mundo já viu A Rede, Matrix, Snowden – filmes clássicos sobre segurança da informação, cibercrimes e hackers.

Mas além deles, existem obras menos famosas e muito legais para quem lida com isso todos os dias enriquecer seus conhecimentos e ainda se divertir.

Por isso, preparamos uma lista com 10 documentários, animações, thrillers e distopias que são fáceis de achar por aí em serviços de streaming.

Já coloque a pipoca no micro-ondas, o guaraná pra gelar e vamos à lista!

1. Privacidade Hackeada (2019)

Lançado este ano pela Netflix, o documentário Privacidade Hackeada detalha todo aquele caso de uso ilegal de dados de usuários do Facebook nas eleições americanas de 2016 e de mais de 10 países.

São duas horas bem interessantes que evidenciam a seriedade e a mudança pela qual a dinâmica de tratamento de dados e privacidade está passando. Vale a pena estourar aquela pipoca!

 

2. Quebra de Sigilo (1992)

Quem diria que em 1992 já teríamos filmes abordando a Internet das Coisas?

Quebra de Sigilo é um thriller tecnológico que conta a história de um grupo de hackers renegados que são chantageados pelo governo americano a recuperar uma poderosa caixa preta que esconde um segredo de cibersegurança.

O filme é considerado um grande clássico e trata de temas tão atuais que existe inclusive um projeto pra transformá-lo em uma série da NBC.

Atualmente, está disponível para ser alugado ou comprado no YouTube.

 

3. Ghost In the Shell (1995)

Curte animações? Então Ghost In the Shell, clássico do cyberpunk, precisa entrar na sua maratona de fim de semana.

A história começa em um Japão distópico onde humanos, robôs e inteligências artificiais convivem. Acompanhamos a trajetória da heroína Major em sua busca por um cibercriminoso que hackeia os cérebros de robôs para extrair as informações necessárias para cometer crimes.

Nada muito longe das invasões dos dias de hoje, concorda?

Em 2017, foi produzida uma versão live action estrelada pela Scarlett Johansson, mas a animação é considerada muito superior.

Veja uma das cenas mais famosas do filme que inspirou a trilogia Matrix e também está disponível na Netflix.

 

4. Sujeito a Termos e Condições (2013)

Pense num documentário que tem tudo a ver com as mudanças atuais no tratamento de dados pessoais, cibercrimes e a chegada da LGPD.

Esse detalha como as empresas e os governos usam as informações que coletam das pessoas, desenhando um panorama preocupante.

Você pode assistir gratuitamente (em inglês) pelo YouTube.

 

5. A Conversação (1974)

Do renomado diretor Francis Ford Coppola e indicado a 3 Oscars, A Conversação conta a história de Harry, um especialista em vigilância que é contratado para escutar as conversas privadas de um casal de amantes.

É interessantíssimo ver a obsessão do protagonista com a sua própria privacidade enquanto ganha a vida extraindo informações de outras pessoas. Um filme à frente do seu tempo e com um final surpreendente.

 

6. Blackhat (2015)

O mercado financeiro é um dos maiores alvos de invasores, e Blackhat fala das repercussões dessa vertente de cibercrimes.

Com grandes nomes como Viola Davis e Chris Hemsworth (o Thor), o filme narra a jornada de Nicholas, hacker que é solto da prisão num acordo com o governo para capturar um ex-colega.

A partir daí, começa uma grande perseguição mundial para encontrar esse indivíduo que roubou um dos códigos de Nicholas e causou um grande estrago no mercado de ações.

 

 7. Jogos de Guerra (1983)

E se um adolescente tivesse o poder de começar a 3ª Guerra Mundial?

Em Jogos de Guerra, temos Matthew Broderick (de Curtindo a Vida Adoidado) fazendo justamente isso.

Ao acidentalmente invadir sistemas de segurança do exército americano, ele faz o governo acreditar que está sendo atacado por mísseis soviéticos.

O filme tem mais de 35 anos, mas já levantava os prós e contras das tecnologias de automação, fragilidade de dados e a importância de processos robustos de cibersegurança.

É aquele filme com gostinho de Sessão da Tarde, cheio de tecnologia vintage.

 

8. O Círculo (2017)

Com Tom Hanks e Emma Watson no elenco, O Círculo é um thriller distópico que traz boas reflexões sobre os limites da privacidade, tecnologia e compartilhamento de informações.

No filme, O Círculo é uma gigante de tecnologia muito semelhante ao Google que administra um sistema de câmeras espalhadas pelo mundo todo.

Durante a história, acompanhamos como a cultura de “transparência total” da empresa se torna sombria para seus próprios funcionários.

 

9. Um Golpe à Italiana (1969)

Lançado há 50 anos, Um Golpe à Italiana é um dos primeiros filmes na história a abordar falhas na segurança da informação e cibercrimes.

A obra gira em torno de um grande esquema, no qual criminosos planejam o roubo de um carro forte. O alvo são 4 milhões de dólares em barras de ouro pagos pelo governo chinês à Fiat.

O plano envolve invadir o sistema de trânsito da cidade de Turim, na Itália, e causar um grande engarrafamento.

 

 10. The Defenders (2018)

Não, não estamos falando daquela série de super-heróis da DC!

The Defenders é um documentário que conta os bastidores de 4 grandes ciberataques dos últimos anos: ao The New York Times, Sony Pictures, o transporte público de São Francisco e as ameaças às Olimpíadas de 2012.

O documentário está disponível no Amazon Prime, e é obrigatório para quem quer entender o que está em jogo no cenário atual da segurança da informação.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários qual ficou faltando da nossa lista!

Como deu pra perceber, a vida imita a arte e vice-versa. Muitas ideias abordadas nesses filmes sobre cibercrimes já acontecem ou não estão muito longe da realidade.

Se puder, não deixe de mandar o link deste conteúdo pelo WhatsApp para os seus colegas entusiastas da tecnologia.

Até a próxima!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .