4 dicas para escolher um fornecedor estratégico
21/12/2017

4 dicas para escolher um fornecedor estratégico

Recentemente, falamos aqui sobre a importância da qualificação cadastral na hora de escolher parceiros e fornecedores para o seu negócio.

Mas é sempre bom ressaltar que restringir essa escolha analisando apenas o preço cobrado para o produto ou serviço implica em muitos riscos.

Sem falar que considerar apenas o aspecto monetário na hora de fechar um negócio já não condiz com o novo perfil que os bons departamentos de compras/suprimentos assumem: o de serem estratégicos e não só operacionais nas organizações.

Não basta “comprar pagando menos”. É preciso comprovar a capacidade técnica dos possíveis fornecedores nos quesitos qualidade, idoneidade e prazo antes de qualquer transação mercantil.

Confira agora 4 dicas da Midas que vão lhe ajudar a escolher fornecedores sem arriscar!

  1. Analise com cautela o histórico do fornecedor

Levante todos os dados relacionados à saúde financeira da empresa antes de vincular o nome da sua a ela. Preste atenção também ao nível de dependência entre vocês, definido no contrato de trabalho.

Se houver algum antecedente de problemas ou alguma tendência de riscos, peça ao Jurídico ou a alguma consultoria especializada que levante dados para lhe servir de parâmetro antes de “bater o martelo”. Afinal, os riscos podem ir além de possíveis falhas no abastecimento dos insumos.

  1. Pondere a relevância dele nas atividades

Quando você mensura a relevância de cada fornecedor na cadeia de suprimentos, definida por aspectos como categoria de compras e periodicidade, você consegue estruturar um planejamento de acordo com a atuação do parceiro.

Isso favorece que seu departamento consiga otimizar contratos, com menores preços e prazos melhores para entrega e pagamento.

  1. Alie Governança Corporativa à TI

Governança Corporativa, como sabemos, é o conjunto de melhores práticas que regem a gestão de uma empresa, exigindo dela uma postura baseada nos princípios da transparência, independência e prestação de contas (accountability).

Como toda a gestão dos dados depende de recursos tecnológicos, é essencial que os decisores do negócio tenham confiança nas informações contidas em seus sistemas de Tecnologia da Informação.

Através de um bom sistema de gestão estratégica em TI, é possível mensurar e identificar com mais precisão os riscos aos quais a empresa estará exposta se escolher determinado parceiro. E mitigá-los.

  1. Priorize processos de certificação

A implementação de uma ferramenta de certificação vai garantir toda a segurança para sua empresa na escolha dos fornecedores.

A idoneidade e capacidade são comprovadas através de antecedentes estáveis, como a habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificações técnicas e boa situação financeira, por exemplo.

Por meio da certificação de fornecedores também é possível reduzir os gastos relacionados à inspeção. Ou seja, certificar também é tornar o setor de compras mais eficiente, garantindo segurança e evitando inúmeros riscos.

E aqui tem um infográfico sobre certificação para você baixar. É gratuito!

Conheça também 3 formas de sua empresa se beneficiar com a gestão de dados

 

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .