Saiba tudo sobre o Dia do Orgulho Nerd
25/05/2021

Saiba tudo sobre o Dia do Orgulho Nerd

Nesta semana que se inicia teremos o dia do Orgulho Nerd ou Geek, e a semana toda será repleta de comemorações.

Mas vocês devem estar pensando que diacho é isso…

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, sendo comemorado no dia 25 de maio.

Em meio a tantas notícias difíceis, faremos deste artigo um ponto fora da curva, falaremos de assuntos de um universo bem divertido.

Mas afinal o é que ser Nerd ou um Geek?

Ele é um intelectual, estudioso de um assunto que gosta muito, focando sempre em adquirir mais informações sobre o tema, sem ligar para o que é popular ou tendência no momento. O nerd curte mais cultura atemporal, ou seja, não importa se algo é antigo, importa se ele é bom.

Na área social, o nerd gosta de estar rodeado de pessoas que têm interesse nos mesmos assuntos que ele, o que as vezes os fecham em grupos, além do fato de normalmente preferirem estar em casa.

O nerd se interessa por áreas acadêmicas como matemática, história, física e neurociência, além da parte funcional e lógica da tecnologia, especialmente em programação e cálculos.

Os jogos preferidos dos nerds seguem a mesma lógica, eles escolhem os que estimulam a memória e o raciocínio. Entre os passatempos, eles gostam mais de livros em papel e filmes com histórias detalhistas, que estimulam a imaginação, como exemplo posso citar a saga O Senhor dos Anéis.

O Geek

Ele pode ser considerado um entusiasta ou fã de um assunto em particular, normalmente voltado para o entretenimento e tecnologia. Eles se baseiam em fatos relacionados à cultura pop e são obcecados com o que há de mais novo e é considerado tendência.

Na área social, o geek é o oposto do nerd: apesar de também estar em dia com as séries e os games, o geek consegue fazer amigos em todas as rodinhas, já que é antenado com os assuntos do momento e bem menos tímido.

O geek se interessa mais pelas tendências tecnológicas do momento, principalmente relacionadas a filmes, games e gadgets. Ele vai saber tudo sobre algum assunto em particular, como aquela série baseada em uma história em quadrinhos que mal estreou e quase ninguém assistiu ainda, por exemplo.

Há alguns anos atrás chamar alguém de nerd ou geek era ofensivo, pois passava a mensagem de uma pessoa alienada, muito fechada, esquisita mesmo. Mas isso mudou, pois acredito que muitos que estão lendo este artigo estão pensando: “Puxa vida, sou geek e não sabia…”.

De qualquer forma, o desrespeito em geral praticamente acabou, e mudou para admiração em muitos casos, pois vivemos em um mundo que evolui a passos largos no aspecto tecnológico, mais integrado, mais on-line, e estas são as zonas de conforto destes perfis, se destacando cada vez mais em seus meios.

Para encontrar estes perfis é só você analisar alguns destes comportamentos.

  1. Usam camisetas de super herói, personagens, filmes e séries (os dois gostam)
  2. São gamers (muitas vezes preferem jogar do que se socializar)
  3. Colecionam de tudo relacionado a estas preferencias. (sem explicação… são obcecados)
  4. Loucos por algum personagem (Ex.: Homem Aranha)
  5. Obcecados por tecnologia (são aficionados e até trabalham na área)

Uma curiosidade é que a data escolhida para se comemorar este dia é a mesma da estreia do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.

Encontraremos inúmeras promoções de boxes de filmes, camisetas, eletrônicos e tudo que é relacionado a este universo em grandes promoções, pois esta galera sempre fica de olho. Eu fico.

Para terminar hoje vai uma frase inesquecível do universo nerd: “Palavras são, na minha tão humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de ferir e de curar.” — Alvo Dumbledore (Harry Potter)

Por Claudio Cesar Fernandes, CEO da Midas Solutions

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .