Aprenda com a cultura da inovação e uma nota autoadesiva
19/11/2021

Aprenda com a cultura da inovação e uma nota autoadesiva

Como fazer algo novo? De que maneira criar uma solução até então inimaginada? Se você já se pegou fazendo essas perguntas, é bem-possível que você tenha a cultura da inovação, mesmo que ainda não tenha descoberto isso.

Então reflita: como o Post-It reinventou o recado, o Walkman reinventou o andar solitário, o Windows reinventou o computador, a Apple reinventou o celular, o Uber reinventou o táxi e a Netflix reinventou o ficar em casa, você e a sua empresa também podem inovar.

E como fazer isso? Com a cultura da inovação! Assunto que vamos abordar ao longo do texto. Desejamos boa leitura!

O que é a cultura da inovação?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que para chegar à uma solução criativa, a inovação precisa estar relacionada aos valores da empresa.

Sendo assim, deve ser vivida pelos colaboradores e presenciada nos hábitos dos consumidores.

Com base nisso, portanto, ela é muito maior e mais complexa do que somente a inserção de um novo produto ou aquisição de uma nova tecnologia: a inovação está no comportamento.

Tal cultura está presente no modo como você cria um modelo de negócio, atende aos seus clientes, audita processos e constrói um ambiente de colaboração interna.

Assim, ela se estende para um processo de canalização das ideias.

Dessa forma, ao otimizar as habilidades e ceder autonomia aos colaboradores, eles poderão criar soluções para melhorar o dia a dia da empresa, que por sua vez poderá inovar em seus produtos e soluções.

E estes, por sua vez, serão responsáveis por cativar os consumidores que notam essa mudança.

Por que inovar é importante?

Hoje vivemos em uma sociedade que exige novidade, conceito e informação, concorda?

Dessa maneira, a maior mudança dos últimos tempos é que a informação e o poder estão nas mãos dos consumidores.

A cada dia novos concorrentes chegam, similares, piores ou melhores do que você, mas muitos chegam com informação.

E se você não possui conhecimento do seu negócio, ele não evolui.

O que todas essas empresas citadas anteriormente têm em comum é o fato de que se surpreenderam com algo que nunca tinham visto antes ou sequer sabiam que precisavam!

Ou seja, elas quebraram paradigmas, solucionaram problemas e supriram necessidades com produtos inovadores.

Também informaram o público sobre como utilizá-los da melhor maneira.

Pense: que cliente pediu o post-it?

Nem um! Pois ele foi inventado por um colaborador da empresa.

E é isso que vamos falar no próximo tópico. Acompanhe abaixo.

Como aplicar a cultura da inovação na sua empresa?

E finalmente vamos à pergunta que não quer calar, como aplicar a cultura da inovação nas empresas? A resposta é simples: através dos colaboradores.

É isso mesmo, ideias inovadoras surgem da equipe. Ou seja, das pessoas que estão na linha de frente o tempo todo, trabalhando os processos, observando as melhorias, ouvindo os clientes e encarando a concorrência.

Com verdadeiro conhecimento de causa, os colaboradores podem criar soluções inovadoras, quando concedidos de autonomia e em um ambiente propício.

Muitas empresas inovaram e tiveram grande sucesso com insights valiosos de seus empregados.

É o caso do papel aderente que foi mencionado aqui algumas vezes. Sim, meus amigos, o Post-it!

Ele é um item top 5 dos materiais de escritório mais vendidos do mundo e foi criado por Art Fry, que na época era cientista na 3M.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DESTE TEXTO: Machine learning nas empresas: o que é e por onde começar

Para grudar na memória e não esquecer

Segundo ele, o Post-it foi criado com base em uma tecnologia que já havia sido criada por outro cientista, Spencer Silver.

Ele havia criado um adesivo sensível à pressão e com baixa aderência, mas ainda sem utilidade para a empresa, até que Fry encontrou “o problema para a solução”.

Enquanto cantava no coral da igreja, derrubou as partituras no chão, desejando algo que pudesse colar a papelada.

Após esse acontecimento, ele começou a trabalhar a sua ideia, fez algumas amostras à mão e em pouco tempo as pessoas do laboratório começaram a pedir mais e viu o potencial do que tinha criado.

Então foi além, decidiu fazer em um bloco de notas e construiu a máquina que possibilitou a fabricação do Post-it. Ele criou-a em seu porão, ninguém tinha essa tecnologia e funcionou!

O segredo de Fry foi a paciência, a perseverança e segundo o próprio: “tentar tudo, pois os mais bem-sucedidos são aqueles que acumulam o maior número de fracassos”.

Como incentivar os seus colaboradores a serem grandes inovadores?

A principal maneira de incentivar a inovação na empresa é dando autonomia e responsabilidade aos colaboradores para que possam criar novas soluções.

É importante também capacitar toda a equipe, pois a criatividade está associada a conhecer os aspectos técnicos. Ou seja, somente pessoas qualificadas terão ideias capazes de mudar os processos.

Por isso, certifique-se de criar um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para opinar sobre as tomadas de decisões e ofereça oportunidades para que todos participem da solução.

Afinal, muitos dilemas podem ser resolvidos com a criatividade em equipe. Associe essa criatividade a projetos que tenham continuidade e que funcionem na prática.

Afinal, de nada adianta uma boa ideia se não der para colocá-la em prática. Faça as ideias gerarem projetos, mostre como aplica-los e o que esperar deles.

A tecnologia soma com a cultura da inovação

A tecnologia, como vimos aqui, não é o único pilar da inovação. Mas, ela vem para somar e diminuir o tempo gasto com tarefas cotidianas.

Portanto, é preciso estar aberto às novas alternativas que podem ser muito eficientes para o seu negócio.

Um bom exemplo são os aplicativos de gestão que podem se tornar propícios ao gerenciamento.

É o caso do software da Midas, que oferece ferramentas para as áreas fiscal e de cadastro.

Tal automatização de processos gera mais assertividade nas tomadas de decisões e ganho de tempo da equipe, que poderá focar em novos aprendizados e fazer parte da inovação da empresa.

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com as pessoas do seu time.

Nos vemos 🙂

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .