Controladoria estratégica: como funciona e como executar na sua empresa
11/09/2021

Controladoria estratégica: como funciona e como executar na sua empresa

Me diga uma coisa, você tem dificuldades em analisar os resultados econômicos e financeiros do departamento de controladoria? A empresa em que trabalha não sabe ao certo onde precisa chegar, deixando você frustrado?

Então, o texto de hoje é para você!

Esses problemas podem virar uma bola de neve sem fim quando não há execução de um bom programa de controladoria estratégica na organização.

Hoje, você entenderá o que é controladoria estratégica, todos os seus benefícios incríveis, como executar na sua empresa e as ferramentas utilizadas para apoiar a tomada de decisão…tudo isso de um jeito bem prático!

O que é a controladoria estratégica?

Pensar em controladoria estratégica é pensar no futuro. Afinal, a metodologia visa o desenvolvimento e o crescimento da empresa através da gestão de informações operacionais, financeiras e contábeis.

Podemos dizer que ela é uma apoiadora nos processos de análise, planejamento e controle da estratégia de negócio.  Com metas bem definidas, a metodologia irá direcionar o melhor caminho a ser seguido.

Ela fará a gestão sobre o cumprimento das metas, verificando e alertando a pessoa responsável pela gestão sobre as causas que afastam a empresa dos objetivos.

Qual é o papel estratégico da controladoria?

O papel da controladoria estratégica é aumentar as chances de sucesso, assegurando a eficácia da empresa por meio de resultados.

Ela irá avaliar como as ações presentes podem definir o comportamento futuro, reduzindo incertezas e atuando como um verdadeiro norte na tomada de decisão.

A controladoria estratégica é um passo além da tradicional, partindo para uma abordagem mais estratégica, buscando soluções para manter a companhia em vantagem competitiva.

Quais são os benefícios da controladoria estratégica?

De fato, a rotina de trabalho e as atividades executadas se tornam mais consistentes e precisas com o suporte da controladoria estratégica. Sendo possível:

  • Gerar relatórios confiáveis e em menor tempo
  • Mensurar resultados
  • Padronizar procedimentos
  • Integrar totalmente as áreas da empresa
  • Assegurar o cumprimento das metas de maneira satisfatória
  • Identificar e mitigar riscos
  • Criar ações rápidas para solução de problemas
  • Garantir o compliance fiscal
  • Coletar informações relevantes em tempo real

Como executar a controladoria estratégica?

Aplicar e executar de maneira eficiente a controladoria não é algo complexo, mas sim detalhista, pois envolve um extenso conhecimento do negócio e planejamento.

A execução é dividida em 3 etapas:

1- Conhecimento do negócio e definição de metas

O primeiro passo é compreender de fato qual é o DNA da empresa. As definições de missão, visão, valores serão um bom direcionamento para isso.

Como responsável pela gestão, é preciso que você conheça os processos da organização, assim será possível criar metas.

Se o objetivo é expandir a atuação da empresa para outros estados, por exemplo, será necessário mapear ações que sejam adequadas a essa necessidade.

Entenda os riscos e acompanhe os concorrentes. Lembra da análise SWOT? Esse é o momento de colocá-la em prática.

O macroambiente empresarial pode parecer complicado, mas entender como está o PIB, as taxas de juros, o índice de inflação e desemprego farão total diferença na tomada de decisão.

Crie ações específicas para cada área da empresa, mas certifique-se que todas estão interligadas por objetivos em comum.

2 – Coleta e análise de dados

Agora que você já nutriu um conhecimento profundo sobre a empresa, chegou a hora de relacionar tudo que aprendeu com dados concretos, que podem ser obtidos a partir da análise de notas fiscais recebidas, por exemplo.

É importante dizer que a ineficiência das operações de entrada de notas fiscais pode impactar profundamente a controladoria estratégica e, consequentemente, os negócios, principalmente quando falamos do cenário de NFS-e que não possui um padrão.

Afinal, a veracidade das informações é extremamente importância para tomada de decisão.

Ao analisar os dados, busque por padrões repetitivos e tendências. A partir disso será possível mapear a estratégia ideal, e até mesmo fazer projeções comportamentais da empresa e dos clientes.

Ter em mãos informações confiáveis sobre as operações da empresa é uma das etapas mais desafiadoras. Afinal, nem sempre os dados estão integrados ao ERP.

Para o sucesso do planejamento, é importante ter boas ferramentas como suporte. Aliás, softwares são sempre bem-vindos.

Preparamos um tópico incrível para falar apenas disso, então, continue a leitura!

3 – Monitoramento do plano

A controladoria estratégica é um processo de médio à longo prazo, por isso é preciso monitorar a execução do plano continuamente.

Indicadores são uma excelente forma de medir os resultados e analisar como as ações estão contribuindo para o sucesso do negócio.

Além de trazer segurança e governança para empresa, o acompanhamento é essencial para garantir que tudo que foi previsto esteja ocorrendo na prática.

Quais ferramentas utilizar para executar a controladoria estratégica?

Agora que você já sabe quais são as etapas para aplicação da controladoria estratégica, chegou a hora de conhecer quais são as ferramentas mais indicadas para a execução correta.

Confira 4 delas:

Cadeia de valor

Desenvolvida por Porter, basicamente a ferramenta traz uma visão mais ampla sobre os processos de uma organização.

Seu principal objetivo é oferecer o melhor possível para o cliente, ou seja, oferecer valor, de modo que ele enxergue todas as vantagens ao comprar da sua empresa.

Para isso é importante entender os custos de cada atividade e identificar onde é possível reduzir despesas sem diminuir a qualidade.

Custeio ABC

Aqui, o objetivo é identificar as atividades desenvolvidas dentro da companhia, evidenciar as despesas mais e menos elevadas de cada uma e alocar os custos em cada etapa do processo, assegurando o melhor aproveitamento e utilização do orçamento, para que o resultado econômico seja o mais próximo possível do objetivo da empresa.

BSCO

Balanced Scorecard analisa o progresso do negócio através das metas estabelecidas na etapa número 1.

A ferramenta gerencia o desempenho da empresa de forma holística, trazendo clareza e foco, além de mensurar o desempenho do negócio.

Automação na recepção de documentos fiscais

Comentamos sobre a importância da autenticidade das informações na etapa 2 do plano de execução de controladoria estratégica.

Em alguns casos, a equipe de gestão armazena os documentos de maneira não adequada, dividindo-os em vários softwares e planilhas.

O cenário fica ainda pior quando há documentos fora do padrão e grande diversidade de layouts. O resultado não poderia ser outro, senão a dificuldade em analisá-los.

A automação será o seu suporte durante todas as etapas da execução da controladoria estratégica.

Analisar inconsistências, identificar os impostos recolhidos, verificar valores, validades e prazos ficam a cargo da solução, que é 100% integrada ao seu ERP.

A padronização de documentos não estruturados em XML padrão, elimina as chances de retrabalho e gera otimização de tempo do time de gestão, tornando a controladoria ainda mais estratégica.

Queremos saber de você, como anda a execução da controladoria estratégica na sua empresa? Quais desafios você e sua equipe encontraram pelo caminho e quais os resultados gerados?

Deixe sua experiência nos comentários abaixo!

Nos vemos na semana que vem! 🙂

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .