Conflito de interesses: o que é e como evitar essa situação?
31/01/2022

Conflito de interesses: o que é e como evitar essa situação?

O conflito nosso de cada dia!

Pode não parecer, mas vivemos situações de conflitos de interesses praticamente todos os dias.

O simples interesse em concluir uma venda sem transparência, ou seja, sem se importar se aquele produto ou serviço faz sentido para compradores e visando a apenas a comissão, é uma situação de conflito de interesses.

Essa conduta não é legal em área alguma, e no mundo corporativo não seria diferente: quebra de confiança e prejuízo financeiro são apenas duas das várias ameaças que esses conflitos trazem para as empresas.

Sendo assim, reunimos nossos melhores conhecimentos sobre esse assunto tão delicado, para que você compreenda o que é e como evitar essa situação.

É só seguir a leitura 🙂

O que é conflito de interesses?

Ele acontece quando uma pessoa coloca seu próprio interesse acima do interesse da empresa para obter vantagens para si.

Em outras palavras, as questões externas de um indivíduo acabam influenciando-o a agir contra os princípios da organização, comprometendo o interesse coletivo.

Para se ter uma ideia, situações políticas, financeiras, religiosas, profissionais, amorosas e pessoais podem distorcer o julgamento ético de uma pessoa, causando conflito de interesses.

No caso do vendedor, ele sabe que aquele tênis não irá lacear com o tempo, mas engambela o cliente para fechar a venda, visando apenas o valor da comissão.

Essas desavenças acabam por gerar uma série de danos, como:

  • Abalo reputacional
  • Dificuldade em expansão de novos mercados
  • Desconfiança dos acionistas e colaboradores
  • Riscos de penalidades e ações judiciais
  • Rompimento de parcerias
  • Desestruturação do compliance financeiro, contábil e tributário
  • E até mesmo prejudicar a competitividade de mercado

 

A lista de consequências é grande. De qualquer forma, já deu para perceber a proporção que um desacordo entre valores éticos representa para a sustentabilidade de um negócio.

Quais os principais tipos de conflito?

Até aqui você já compreendeu a importância de combater o conflito de interesses. Agora, resta saber como identificá-lo.

Tal como nas nossas relações pessoais, o conflito de interesses nas alianças corporativas pode se dar de diferentes formas. 

A contratação de um novo colaborador que possua vínculo empregatício ou societário com uma organização concorrente, por exemplo, pode interferir em sua habilidade em tomar decisões em prol da empresa contratante.

Isso sem contar o risco de vazamento de informações estratégicas e sensíveis para a sua companhia!

A existência de parentes na mesma posição hierárquica também pode gerar disputa por espaço e/ou poder, prejudicando a tomada de decisão, a comunicação interna e até mesmo o controle dos processos internos do negócio.

Outra situação muito arriscada é fechar parcerias com fornecedores críticos. É sempre bom lembrar que em alguns casos sua empresa pode ser tornar corresponsável pelas ações irregulares de fornecedores.

Tudo isso pode atrapalhar a entrada de novos investidores, a participação de licitações com órgãos públicos governamentais e até mesmo a relação com órgãos de regulamentação e fiscalização.

É como diz o ditado “diga-me com quem andas e te direi se vou contigo”.

Por isso, fique atento a qualquer indício de fraude, processos judiciais, trabalho análogo à escravidão e irresponsabilidade socioambiental.

Como evitar conflito de interesses?

Antes de tudo, sabemos que a concorrência na cadeia de fornecimento é acirrada, mas fechar negócio baseado em informações sem fundamentos é como dar um tiro no escuro, é uma tentativa sem certezas.

É essencial atuar estrategicamente para reduzir o risco de potenciais ameaças que possam impactar a integridade e a transparência da sua empresa.

Costumo dizer que as relações comerciais não mudam muito quando comparadas às amorosas. O segredo para não “quebrar a cara”, é conhecer o terreno em que se está pisando.

Assim, a melhor maneira de escolher seu potencial fornecedor, cliente ou colaborador é fazer uma investigação prévia sobre seu histórico.

Ou seja, entender se aquele CNPJ ou CPF é o mais indicado para uma parceria com a sua companhia.

Um ponto importante a ser discutido é que quanto mais relevante e atualizada for a informação menor será a abertura para especulações.

Logo, é preciso investir um certo tempo para consultar essas informações. Esse processo de coleta de dados pode ser feito no site da Receita Federal, Simples Nacional ou Sintegra, por exemplo.

O ponto negativo é que analisar manualmente cada potencial parceiro em cada uma dessas fontes é um procedimento demorado e que exige muito foco e concentração da equipe.

Uma ótima maneira para conseguir otimizar essa etapa é investir em uma plataforma segura e automatizada que entrega as melhores informações como, situações cadastrais no âmbito Federal, Estadual, Obrigatoriedades Fiscais e dados sobre vínculos trabalhistas.

Quais as vantagens desse serviço?

Além de simplificar seus processos cadastrais, sejam de pessoas físicas ou jurídicas em seu quadro de clientes e fornecedores, a automação contribui com:

  • Background checks minuciosos
  • Prospecções e cobranças
  • Fortalecimento do compliance
  • Validação de fornecedores e clientes em qualquer esfera
  • Enriquecimento do CRM
  • Agilizar como nunca os cadastros de empresas
  • Análises mais profundas e decisões estratégicas

 

Se você gostou do texto de hoje, aproveite e cadastre-se na nossa Newsletter abaixo para receber mais conteúdos como este direto no seu e-mail!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .