Como garantir uma cadeia de fornecimento 100% segura?
11/07/2019

Como garantir uma cadeia de fornecimento 100% segura?

Sabe aquela lista de planos que a gente costuma fazer no fim do ano para que o seguinte seja melhor? Pois bem, na de 2020 você já tem mais um item a colocar: preparar sua empresa para a LGPD, que deve entrar em vigor em agosto do próximo ano. Essa necessidade está profundamente ligada a um grande “desejo” que todo bom empresário ou gestor: conquistar e manter uma cadeia de fornecimento 100% segura.

Afinal, como já contamos para você aqui, com a nova Lei, todos os envolvidos nela ficam corresponsáveis pelo cumprimento das determinações.

Isso significa que mesmo que sua empresa esteja em dia com a LGPD, se ocorrer algum problema com a segurança na manipulação dos dados por um terceiro que está na sua cadeia de fornecimento, ela também poderá ser penalizada.

Por isso, a Midas Solutions mostra no blog desta semana o que fazer para garantir total segurança na cadeia de fornecimento no seu negócio sem esperar a virada do ano! Tome nota e aplique.

VEJA TAMBÉM: É possível fazer Business Intelligence sem dados?

Mas só ter Compliance não é suficiente?

Um programa de compliance, como sabemos, não é apenas uma ferramenta para evitar corrupção nas empresas.

Se você já tem um, ótimo. Ele funciona como uma espécie de guia, mostrando aos funcionários como devem agir em cada caso específico, de acordo com as regras estabelecidas pela própria organização.

Mas, no caso da LGPD, a grande sacada é alinhar o compliance a controles internos  como a certificação de fornecedores para garantir total cumprimento ao que ela determina em escala mais ampla, com todos os envolvidos na operação.

Tudo porque da mesma forma que uma certidão de antecedentes criminais não garante que o recém-contratado será um excelente colaborador no dia a dia, uma certidão negativa de fornecedor não garante que amanhã a empresa não estará envolvida com trabalho análogo ao escravo, ou em atraso com a Receita Federal, por exemplo.

Da parte do governo, o controle promete ser rigoroso, pois no último dia 11 de julho foi sancionada a lei que cria a ANPD, Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais.

A entidade será responsável por fiscalizar o cumprimento à LGPD por parte das empresas. O órgão também ficará responsável pela divulgação do tema e elaboração de pesquisas.

Controles internos e compliance devem se fazer presentes nas contratações, cobrando das áreas contratantes melhorias nos processos de monitoração, validação e checagem dos serviços prestados, já que dados, como sabemos, são voláteis.

Como o processo de certificação funciona

O fornecedor precisa estar inserido na governança corporativa de quem contrata, “comungando” de seus valores e sendo corresponsável por manter em dia as informações que atestou serem idôneas quando fora contratado.

A Midas Solutions desenvolveu um módulo especial dentro de sua ferramenta de Governança (um plus pra você: além de atuar nos dados de fornecedores ela também resolve a conformidade no que se refere a cadastros e materiais) para cumprir a LGPD.

A idoneidade e capacidade são comprovadas através de antecedentes estáveis, como a habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificações técnicas e boa situação financeira, por exemplo.

Por meio de nossa certificação também é possível reduzir os gastos relacionados à inspeção. Ou seja, ela torna sua empresa bem mais eficiente, garantindo segurança e evitando inúmeros riscos.

Através de pontos bem importantes, esse módulo pode ajudar sua empresa a gerir os dados atendendo à plena conformidade da Lei Geral:

  • Processo de consentimento individual e massivo de aceite
  • Solicitação de informações registradas
  • Rastreamento de informações correlacionadas

E se você gostou do conteúdo hoje, não esqueça de compartilhar com os seus colegas.

Até mais!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .