Como montar uma linha de defesa para os seus dados
16/07/2019

Como montar uma linha de defesa para os seus dados

Nos últimos dois anos, o Facebook se viu imerso em escândalos relativos à segurança da informação e uso de dados. Só em um deles, 540 milhões de interações e 22 mil senhas e logins foram expostos.

Informações como nomes, registros de curtidas e comentários, além de outras atividades dos usuários na rede social, ficaram desprotegidos.

A “brecha” na rede de Zuckerberg rendeu inclusive acusações de que o vazamento de informações beneficiaria a parceiros como fabricantes de celular e outras empresas.

Seja no caso Cambridge Analytica ou no fornecimento de informações em sua cadeia de atividades, o fato é que a publicação das notícias fez as ações da empresa despencarem e seu CEO arcar com uma tremenda dor de cabeça.

Agora pense com a gente: se essa rede que investe milhões em segurança de dados é vítima de ataques digitais, o que pode acontecer com empresas brasileiras de menor porte, especialmente a partir de 2020, com o a advento da Lei Geral de Proteção de Dados?

O fato é que a segurança da informação, nesta era em que praticamente tudo está armazenado virtualmente, de fotos em redes sociais a documentos corporativos sigilosos, se tornou um verdadeiro calcanhar de Aquiles.

Legislação tornou a segurança dos dados ainda mais complexa

Isso porque as novas regulamentações de proteção e privacidade de dados, como a GDPR – norma europeia que inspirou a LGPD das terras brasileiras – estabelecem multas bem altas e responsabilizam a todos se acontecer um vazamento de dados.

É um prato cheio para criminosos, uma vez que os invasores terão agora novos e fortes argumentos para convencerem as empresas a pagarem os preços de uma chantagem.

Se antes as vítimas corriam risco de exposição e danos à imagem de um negócio, o preço de um roubo e/ou vazamento ficou ainda mais salgado: só na Lei Geral as multas chegam a 50 milhões de reais!

A mesma tecnologia que assusta pode trazer grandes oportunidades

Uma delas é aumentar a competitividade de um negócio através da idoneidade de seus parceiros, da otimização de tempo de equipe com a automação e da certeza de conformidade com a legislação.

ENTENDA: 3 pontos da LGPD em que a tecnologia será sua melhor aliada

E sim, dá para ser competitivo mesmo no Brasil, com seus mais de 90 tributos distribuídos em um sistema altamente complexo, inúmeras obrigações com os governos nas três esferas e regras que que variam de acordo com o tamanho e setor de atuação de cada empresa!

A Midas Solutions tem soluções que podem ajudar uma empresa, tanto a estar em dia qualquer novidade na legislação, quanto à segurança das informações que já fazem parte do seu banco de dados.

E como sabemos, dados já são e devem permanecer sendo novo petróleo de grandes decisões em todo mundo.

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