Bons motivos para aproveitar as tendências tecnológicas de 2019
03/01/2019

Bons motivos para aproveitar as tendências tecnológicas de 2019

Objetos Autônomos, Augmented Analytics, Inteligência Artificial. Você está a par de quais e de quantas tendências tecnológicas este 2019 será feito?

Vamos além: já parou para pensar no quanto elas devem enriquecer todos os aspectos da vida cotidiana e empresarial, melhorar a produtividade, agilizar processos e criar novas oportunidades de negócio?

Então venha com a gente na leitura de nosso primeiro texto/blog do ano!

As tendências tecnológicas estratégicas

Segundo o Gartner, serão 10 as tendências tecnológicas estratégicas que as organizações devem começar a explorar já em 2019.

A consultoria define uma tendência tecnológica estratégica como “aquela com potencial disruptivo substancial e que atingirá seu ponto de inflexão nos próximos cinco anos”.

São elas:

  1. Coisas Autônomas
  2. Analytics
  3. Inteligência Artificial
  4. Gêmeos digitais
  5. Borda potencializada
  6. Experiência imersiva
  7. Blockchain
  8. Espaços inteligentes
  9. Ética e privacidade digital
  10. Computação quântica

Por que é bom ficar de olho nelas

Essas tendências tecnológicas estão profundamente ligadas aos avanços no uso de ferramentas digitais na linha de produção, a chamada “Indústria 4.0”.

De acordo com especialistas e representantes do setor de TI, o potencial econômico de digitalização da indústria global deve chegar a US$ 3,7 trilhões até 2025.

Por isso, é importante conhecer as tendências que terão maior impacto dentro das empresas em curto prazo, para já aproveitar todas as oportunidades de desenvolvimento (e lucro!) que elas podem oferecer.

Alguns benefícios na prática

Entre as vantagens podemos citar:

  • Efeitos positivos na tomada de decisões

A tecnologia favorece a capacidade de visão integrada através do controle de processos em tempo real.

Ela permite identificar qualquer possível dificuldade ou desvio e isso possibilita decisões mais ágeis e permite que ações preventivas sejam programadas em operações até automáticas.

  • Rastreabilidade em toda a cadeia de Supply Chain

A tecnologia dos dados inspira rapidez, reduz incertezas e aumenta a eficiência em geral.

Quer um exemplo? Transportadoras! Sensores no transporte, com a integração de dados em tempo real otimizam processos, identificam desvios e aumentam os níveis de qualidade do serviço.

LEIA TAMBÉM:

Como o Supply Chain Management pode ser estratégico para sua empresa

  • Resultados orientados

A fusão cada vez maior da conectividade e da digitalização estimula um olhar corporativo mais proativo, baseado no fluxo contínuo de dados, impactos tangíveis e melhorias em qualidade e em custos.

No varejo, por exemplo, ferramentas de Analytics podem ajudar a entender o comportamento do consumidor, saber suas preferências no uso de um produto ou serviço e a se antecipar frente a padrões que possam prejudicar o nível de qualidade, permitindo a correção de alguma falha.

Gostou de conhecer na prática as tendências e suas oportunidades? Então deixe seu comentário e se ficou alguma dúvida, nós fazemos questão de responder.

Até a próxima semana!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .