7 passos para fazer uma gestão de compras eficiente
04/04/2019

7 passos para fazer uma gestão de compras eficiente

Fazer uma gestão de compras eficiente requer talento, paciência e um pouco de sorte talvez.

Mas, como tudo no mundo corporativo pode ser aprimorado, preparamosu algumas dicas que você pode considerar e que vão aumentar a qualidade dos processos no dia a dia do seu departamento.

Quer saber quais são? Continue a leitura e veja os 7 passos para fazer uma gestão de compras eficiente.

1. Mantenha o diálogo com sua equipe

Programe reuniões semanais com seus funcionários e agende encontros com fornecedores para apresentar metas e debater sobre como alcançá-las. Inseri-los na busca colaborativa de resolução de problemas garante um entendimento unificado e esse engajamento se reflete em maior produtividade.

LEIA TAMBÉM: Pontos-chave da NCM que ajudam sua empresa e você nem tinha notado

2. Capacite seus colaboradores e saiba negociar

Isso é essencial para que tudo seja aplicado de maneira eficiente. Treine-os e dê feedbacks periódicos.

Além disso, como gestor você precisa ter tino para negociar, raciocínio rápido e ser persuasivo para convencer fornecedores e parceiros de que as propostas apresentadas pelo setor de compras são interessantes para todas as partes envolvidas no negócio.

3. Engaje e delegue tarefas

Ainda no âmbito da gestão de capital humano: envolva seus melhores talentos focando nas suas competências essenciais, procure capacitá-los e delegue responsabilidades com clareza. A confiança e perspectiva de crescimento também geram aumento de produtividade no setor de compras.

4. Conheça muito bem o seu estoque

Saber seu ponto de recompra é extremamente importante. Conheça o que há em seu estoque para que a sua gestão de compras seja de fato eficiente. Um controle de estoque bem feito permite um melhor agendamento da requisição de produtos, evita atrasos na entrega e falta de matéria-prima.

5. Priorize parceiros qualificados

Um bom fornecedor é aquele que oferece um produto ou serviço de qualidade, a preço justo, dentro do prazo definido pelo contrato e que se mostra acessível sempre que sua empresa necessitar de algum tipo de suporte.

Para não errar na escolha, avalie a situação legal de cada um, os benefícios trazidos por eles, a forma de entrega, as condições de pagamento, de contato, entre outros pontos que podem ser úteis para uma boa avaliação antes de contratar.

6. Busque agilidade nas requisições e cotações

Isso você conquista automatizando as solicitações. Já existem soluções que tornam o processo de certificação ou qualificação de fornecedores automático e colaborativo, sem que as informações tenham que ser alimentadas manual e diariamente em questionários que comprovem dados, normas, auditorias ou compliance fiscal.

7. Não abra mão de um bom software para a gestão de compras

Ao eliminar o esforço operacional do setor, você e sua equipe podem assumir o papel de auditores, com funções mais estratégicas.

A automação vai ajudar vocês em pontos como:

  • Integração com fornecedores – seus parceiros de negócio ficam responsáveis pelo cadastro e atualização complementar dos dados
  • Matriz de fornecimento – é possível configurar perfis, parametrizando quais documentos serão necessários para cada tipo de fornecimento
  • Segurança com o Fisco – evita-se a ilegalidade no processo de fornecimento e suspensão de suas atividades

 

Esses 7 passos ajudam a criar um vínculo de confiança com seu público interno e externo. Dessa forma, como gestor ou gestora de compras e suprimentos, você vai conseguir negociar de forma eficiente, criando relações comerciais sem erros ou mal-entendidos que as comprometam.

Curtiu o conteúdo? Aproveite para compartilhar com seus colegas de equipe!

Até a próxima. 👋

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .