5 benefícios da automação que sua empresa pode ter
15/06/2018

5 benefícios da automação que sua empresa pode ter

Automação de processos ou automatização de processos: a nomenclatura você pode escolher, mas o que não pode é perder de vista tudo o que máquinas e dispositivos mecânicos ou eletrônicos podem fazer para agilizar e otimizar seus processos de produção e/ou serviços.

Automação nada mais é do que aliar tecnologia da informação ao gerenciamento de negócios, com o objetivo de otimizar os resultados e contribuir para o alcance de objetivos maiores. Para isso, ela “enxuga” processos, reduzindo o tempo utilizado para a execução, mitigando riscos e diminuindo custos.

Listamos 5 dos muitos benefícios que sua empresa pode ter com a automação. Vamos ver?

  • Otimização do tempo de trabalho dos colaboradores

Quando sua empresa adota uma solução inteligente, o potencial do seu capital humano pode ser maximizado.

Com um software de automação para processos em um departamento fiscal, por exemplo, em vez dos funcionários ficarem horas digitando notas fiscais, eles podem ser aproveitados em tarefas mais estratégicas do negócio, deixando para a automação todo o trabalho de decodificar, inserir dados e monitorar o período de guarda dos documentos.

INFOGRÁFICO: Sua empresa está em dia com as obrigações fiscais da sua empresa?

  • Mais eficiência e segurança na gestão

Substituir atividades manuais por tecnologia favorece maior acesso à informação, o que contribui para a comunicação eficaz entre todos os setores da organização.

Com mais transparência nos processos e menos falhas na comunicação, gestores têm uma visão mais abrangente da empresa e podem tomar decisões mais assertivas por estarem embasadas em dados.

  • Transações mercantis mais seguras

Com processos automatizados, uma equipe de Compras/Suprimentos, por exemplo, consegue ter a segurança da idoneidade comprovada de empresas com quem está fazendo negócio.

A automação preenche o checklist para transações mercantis seguras porque comprova a idoneidade em variáveis como atendimento, confiabilidade, flexibilidade, relacionamento, processos e saúde financeira dos envolvidos.

A partir de uma boa gestão dessa cadeia de suprimentos, resultados positivos são esperados tanto para os negócios como para a satisfação dos clientes.

  • Aumento da força das equipes de vendas

O mundo é mobile. Só no Brasil, 138 milhões de brasileiros possuem um smartphone. Portanto, o uso de aplicativos corporativos para automação de processos é um excelente negócio, principalmente para quem lida com vendas diariamente e quer agilizar a coleta de pedidos para não deixar o cliente esperando.

  • Qualidade de informações de fornecedores, clientes e parceiros

Com processos automatizados é possível “sanear” as informações de seu cadastro de fornecedores no que diz respeito a Notas Fiscais Eletrônicas. Sanear significa atualizar e complementar as informações dos sistemas informatizados das empresas, ação que visa atender aos aspectos legais do negócio (fiscal, tributário e contábil). É uma ação recorrente, mas extremamente necessária para evitar problemas com o fisco.

A automação nos processos de cadastramento garante eficiência na emissão de documentos eletrônicos (NF-e, CT-e, etc), evita notas denegadas ou rejeitadas e mantém informações importantes em segurança e em constante atualização.

Quer saber mais sobre as vantagens da tecnologia para o seu negócio? Acesse aqui o site da Midas Solutions.

E deste post você também vai gostar: 4 passos para migrar dados da melhor forma

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .