Por-que-investir-na-catalogaçao-de-materiais

3 motivos para investir na catalogação eficiente de materiais

As informações em uma catalogação de materiais, como você sabe, são vitais para a eficiência na cadeia de fornecimento e têm enorme efeito em todos os aspectos de uma empresa.

Justamente por isso preparamos este texto, a fim de ajudar a sua a passar bem longe de problemas que vão da aquisição de produtos desnecessários à falta deles para o consumidor final.

Nele, você vai ver bons motivos para investir na catalogação eficiente e por que características como a descrição e padronização correta dos materiais são fundamentais para o ciclo de vida de um produto dentro da empresa e para o trabalho de todos os envolvidos.

Na sequência você pode ler este texto que também será bem útil para o seu dia a dia: Superdica para não errar ao classificar NCMs.

Vamos aos motivos?

  • Você não compra o que não precisa

Quando você tem informações catalogadas corretamente, saneadas por um bom software, é possível fazer automaticamente a identificação dos seus itens, tanto de um pequeno estoque interno quanto de um estoque de produção de uma grande indústria, por exemplo.

Assim você evita gastar capital com aquilo que já tem porque, independentemente da quantidade de itens ou do porte do seu negócio, o software consegue classificar os produtos e organizá-los de forma segura e prática.

Parece coisa simples, mas esse conhecimento até dos produtos obsoletos que sua empresa possui significa não gastar com nada desnecessário.

Sem falar que através dele você também consegue traçar estratégias para que materiais sejam direcionados de forma integrada aos demais setores da organização, estejam eles envolvidos ou não no processo de compra e venda.

  • Você evita erros que podem penalizar a empresa

Um produto com um código não equivalente ao que sua mercadoria representa pode ocasionar os riscos de pagar um tributo maior ou menor do que o correto.

Se essa classificação de mercadorias na NCM estiver errada, as alíquotas de tributos definidas para comercialização e circulação daquele produto também estarão e ele poderá ser retido, atrapalhando todo o processo de compra/venda.

Esse enquadramento equivocado pode, portanto, gerar multas e sanções.

  • O tempo da sua equipe é otimizado

A catalogação correta tem, entre funções, uma que é bem importante no que se refere ao capital intelectual: agilizar o processo de compra do gestor de materiais e dos colaboradores envolvidos. Isso tem tudo a ver com novas tecnologias, como a solução de Governança de Cadastros que a Midas oferece. Você conhece?

É uma ferramenta que cria uma metodologia e categorias para todos os produtos, a fim de estruturá-los conforme o nome, tipo, material, cor, dimensão, matéria-prima, entre outros atributos, tudo automaticamente. Colaboradores não precisam desprender horas para a manutenção de alterações nos registros como nos casos de reclassificação fiscal para um determinado NCM, por exemplo.

O tempo aplicado em digitação, entre outras tarefas manuais, pode ser utilizado em outras tarefas de cunho estratégico para o negócio.

Acesse aqui que a gente te conta tudo sobre ela. Deixe nos comentários o que você achou do texto e se ficou alguma dúvida é só colocar dizer!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *