3 dicas para se manter atualizado no mundo fiscal
11/10/2018

3 dicas para se manter atualizado no mundo fiscal

Empreender no Brasil é um grande desafio. Estamos no país com a maior carga tributária da América Latina, onde se cobram impostos num patamar equivalente ao de países desenvolvidos, segundo dados da RFB e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Tão grande quanto a proporção geográfica é a complexidade de leis e tributos: 26 estados,  mais o Distrito Federal, cada qual com sua legislação tributária específica. O cenário piora quando seus 5.564 municípios também possuem tributos próprios.

A cereja do bolo fica para as mudanças frequentes nas leis criadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal e que acontecem o tempo todo.

Como o empreendedor não pode interferir na legislação, e tais tributos afetam diretamente a lucratividade da empresa, o jeito é olhar para dentro do negócio aplicando essas dicas que a Midas Solutions preparou pra você.

Comece por deter o seu controle financeiro

O controle financeiro baseia-se na coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa, por meio de relatórios elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.

Significa a consciência das situações fiscal, tributária e financeira em que a empresa se encontra, para saber qual é o melhor momento de realizar investimentos ou não.

Conhecer sua empresa sob esse prisma, com dados reais e confiáveis, é uma boa chance para não perder dinheiro e ou ter que arcar com multas e sanções por parte do Fisco.

Paciência e pesquisa

A complexidade da legislação fiscal aumenta quando não há um banco de dados exclusivo para lidar com a publicação simultânea das leis. Também a interpretação delas é desafiadora, porque são normalmente escritas por advogados do governo que sabem pouco do dia a dia do empresariado na prática.

Também existem leis que se conflitam, já que cada município e governo estadual têm seu próprio imposto, não é difícil imaginar que em algum momento essas informações entrem em atrito.

Para minimizar tamanho impasse, você pode assinar uma boa newsletter para não perder alguma novidade importante, ou visitar diariamente os portais que essas instituições mantêm como canais de informação sobre alterações nas leis que envolvam sua atividade.

Adote uma solução automatizada na rotina fiscal

Quando sua empresa tem uma solução responsável por receber e gerir as notas fiscais da Midas, ou que analisa e atualiza os dados cadastrais dos seus parceiros e fornecedores, você ganha em segurança e tem tempo para as tarefas que são o cerne do seu negócio.

Isso seguramente evita que você faça negócios que possam gerar notas denegadas, rejeitadas e danos à imagem do seu empreendimento.

Conheça-as aqui.

Deixe também seu comentário e até a próxima semana!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .