3 curiosidades que mostram que a NF-e veio para ficar
22/11/2018

3 curiosidades que mostram que a NF-e veio para ficar

Pessoas como você e eu, que lidamos dia a dia com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), nem sempre paramos pra pensar no quanto esse documento mudou a rotina “além de departamentos fiscais”.

A Midas Solutions, aproveitando o viés de retrospectiva que sempre chega nos fins de ano, listou alguns tópicos que mostram que ela, definitivamente, veio para ficar.

Alguns minutos de leitura e você vai concordar com a gente. Quer ver só?

  1. O papel não é a nota fiscal em si

Criada em 2007 como um dos módulos do SPED – Sistema de Escrituração Digital – a Nota Fiscal Eletrônica modernizou as relações entre contribuintes e fisco.

Todos precisaram se acostumar ao fato de que o papel não era mais a nota fiscal em si.  Aquilo que geralmente recebíamos com as mercadorias se tornou o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), com a chave de acesso (44 números) para se ter alcance às informações da NF-e.

Nos nossos novos tempos, esse papel serve apenas para acompanhar a mercadoria em trânsito, para efeito de fiscalização, ou seja, a NF-e só é válida após o agente fiscalizador consultar essa chave.  Já para as empresas, o que importa mesmo é arquivo XML do documento.

  1. A NF-e gerou diversos benefícios a todos os envolvidos

Ela facilitou muito a fiscalização e gerenciamento ao ser automaticamente reconhecida pelo sistema da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), reduzindo os custos e otimizando o trabalho de fiscalização da Receita Federal.

O fisco ganhou com a diminuição da sonegação e aumento da arrecadação, sem que para isso tivesse que aumentar a carga tributária.

As empresas também ganharam com a digitalização, com processos mais rápidos, não sujeitos a perda por desastres naturais (como uma enchente, por exemplo) ou extravios.

Hoje em dia o processo também é muito sustentável, já que o único documento que ainda precisa ser impresso é o DANFE.

Outros benefícios para os emitentes (vendedores):

  • Redução de custos de impressão do documento fiscal
  • Menor tempo de parada de caminhões em postos fiscais de fronteira
  • Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes

Para as empresas destinatárias da NF-e (compradoras):

  • Eliminação de digitação de NF-e na recepção de mercadorias e, consequentemente, redução de erros de escrituração
  • Melhorias no planejamento de logística de recepção de mercadorias
  • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GDE)

A sociedade também ganhou no âmbito ecológico com a redução do consumo de papel, com o incentivo ao comércio eletrônico e de novas tecnologias e com surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados à NF-e.

  1. Erros são menores, mas quando acontecem, não são o fim do mundo

Após ter o seu uso autorizado pela SEFAZ, uma NF-e não pode mais sofrer qualquer alteração, pois modificações em seu conteúdo invalidam a sua assinatura digital, certo?

LEIA TAMBÉM: O que fazer quando a Nota Fiscal de fornecedores está errada?

Sim, porém está prevista na legislação a possibilidade de emissão de Nota Fiscal Eletrônica Complementar em casos como:

  • Reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor original da operação ou prestação
  • Exportação, se o valor resultante do contrato de câmbio acarretar acréscimo ao valor da operação constante na NF-e
  • Regularização em virtude de diferença no preço, em operação ou prestação, ou na quantidade de mercadoria, quando feita no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original
  • Na data do encerramento das atividades do estabelecimento, relativamente à mercadoria existente como estoque final, dentre outros casos

Em alguns estados brasileiros também existe a possibilidade de se fazer uma Carta de Correção, mas é sempre bom consultar a SEFAZ para verificar a disponibilidade e os procedimentos.

Para complementar esse assunto e evitar erros comuns, veja aqui os cinco benefícios da automação que sua empresa pode ter.

Até semana que vem!

Baixe nossos materiais gratuitos

Aproveite para aprender mais sobre gestão de documentos e de cadastros com conteúdos incríveis, exclusivos e prontos para ajudar o seu dia a dia a ser mais simples.

Últimos posts

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .